TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
27 de mai. de 2016

Santos do Dia - Sexta-Feira, 27/05/2016 - 2ª Parte



SÃO JOÃO I, PAPA
(27 de maio)


Nativo da Toscana, na Itália, João foi eleito Papa logo após a morte do Papa Hormisdas em 523, quando ele ainda era um arcediago - o mesmo "João Diácono" autor da epístola "Ad senarium" (importante para a história da Liturgia Batismal) e de "A fé católica" (esta obra, transmitida pelos antigos entre as obras do filósofo e mártir são Severino Boécio, cujo trabalho exerceu grande influencia sobre Santo Tomás de Aquino).

Naquela época, o governante da Itália era Teodorico o Godo, que representava a ala ariana infiltrada entre os cristãos. A despeito de seu pendor herético, tolerou e até mesmo favoreceu seus súditos católicos durante a primeira parte do seu reinado. No entanto, quando da ascensão de São João I ao papado, a política do Teodorico sofreu uma mudança drástica como resultado de dois eventos: 1) um traiçoeiro (na opinião do soberano) acordo entre importantes membros do Senado Romano e Constantinopla; e 2) o severo édito contra hereges promulgado pelo imperador Justino I, o primeiro católico no trono bizantino após cinquenta anos de governos pró-arianos.

Estimulado pelas queixas dos arianos orientais, Teodorico ameaçou declarar guerra contra Justino, mas finalmente decidiu negociar com ele através de uma delegação de cinco Bispos e quatro senadores. Para liderar este comitê, o soberano godo designou o Papa João - muito a contragosto deste último, diga-se de passagem.

Pouco se sabe com certeza sobre a natureza da mensagem que o Papa João I deu e do modo com que ele levou a cabo a sua missão. O que se sabe é que ele conseguiu convencer o imperador bizantino a atenuar o seu tratamento dos arianos e, assim, evitar represálias contra os católicos na Itália, ao menos num primeiro momento. O "acordo" não saiu exatamente como pretendido por Teodorico, pois Justino concordou em devolver as igrejas confiscadas aos arianos, porém mantendo o impedimento de os arianos reconciliados com a Igreja recaírem na heresia ariana.

A visita do Papa também trouxe a reconciliação das Igrejas ocidentais e orientais que haviam sido atormentadas por um cisma desde 482 quando o decreto "Henoticon" de Zenon tinha sido publicado. No entanto, Teodorico ficava cada vez mais desconfiado a cada dia que passava. Enquanto aguardava o retorno da delegação, ele ordenou a execução do filósofo Boécio e seu genro Símaco sob a acusação de traição; ao receber a notícia das relações amistosas entre o Papa e o imperador, concluiu que eles estavam conspirando contra ele.

Assim, no retorno da delegação para a cidade do Capitólio de Ravenna, o Papa João I foi preso por ordem de Teodorico e morreu pouco tempo depois, a 18 de maio de 526, como resultado do duro tratamento que sofreu no cárcere.

No Calendário Romano Antigo, é comemorado a 27 de maio.

(texto original inglês do site "Catholic Online"; tradução livre
a/c blog, c/ acréscimo de informações do Portal Paulinas)

0 comentários: