TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
13 de mai. de 2016

Santo do Dia - Sexta-Feira, 13/05/2016



SÃO ROBERTO BELARMINO
(13 de maio)

Pintura anônima do século 16, retratando São
Roberto Belarmino em trajes de Cardeal.

Roberto Francisco Rômulo Belarmino veio ao mundo no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. Tiveram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa, tal foi a influência do ambiente cristão que proporcionaram a eles com os seus exemplos. O menino Roberto nasceu franzino e doente. Talvez por ter tido tantos problemas de saúde nos primeiros anos de existência, dedicou atenção especial aos doentes durante toda a vida.

Embora constantemente enfermo, Roberto demonstrou desde muito cedo uma inteligência surpreendente, que o levou ao magistério e a uma carreira eclesiástica vertiginosa. Aos 18 anos, ingressou como postulante na Companhia de Jesus. Três anos depois, em 1563, foi nomeado professor do Colégio de Florença e, um ano depois, passou a lecionar retórica no Piemonte. Em 1566, foi para o Colégio de Pádua, onde também estudou teologia.

De pequena estatura física, tinha um temperamento alegre e amigável. A sua caridade para com os pobres e os aflitos era proverbial. Polemista notável, participou de alguns dos maiores debates da época, revelando uma cultura e abertura de espírito notáveis. Foi um dos grandes da Contrarreforma que se seguiu ao Concílio de Trento.

Em 1567, então já muito conhecido em todo o país como excelente pregador, mudou-se para a Universidade de Louvain, cidade que, localizada a menos de vinte quilômetros de Bruxelas, era um baluarte da verdadeira doutrina numa região limítrofe a vários Estados que aderiram às teses de Lutero. A Louvain chegou Roberto para permanecer dois anos, os quais se transformaram em sete, segundo a previsão que ele mesmo fizera.

O jovem jesuíta era um gigante no púlpito. Aos domingos, pregava em latim na igreja do ateneu, repleta de um público habituado a escutar, com espírito crítico, os mais doutos pregadores. Preciosos foram os frutos desses sermões: católicos hesitantes eram confirmados na Fé, numerosos jovens consagravam-se ao serviço de Deus, muitos protestantes se convertiam. Não faltavam entre eles os que, vindos da Holanda ou da Inglaterra para ouvi-lo e refutar-lhe os argumentos, retornavam arrependidos.

Em Gante, a 25 de março de 1570, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal. Como sacerdote e mais tarde como bispo, antes de tudo um pastor de almas, sentia o dever de pregar assiduamente o Evangelho. Pregou centenas de sermões em Flandres, em Roma, em Nápoles e em Cápua, por ocasião das celebrações litúrgicas.

Brilhante intelectual, refutou os erros do protestantismo nas suas “Controvérsias Cristãs Sobre a Fé”, um tratado sobre todas as heresias, obra teológica que até hoje é importante referência em Apologética. Apontou destemidamente os erros de Jaime I, rei da Inglaterra.

Foi diretor espiritual de São Luís Gonzaga, desde seu ingresso na Companhia de Jesus até os últimos momentos de sua vida.

Em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano, que contava com duzentos e dois professores e dois mil estudantes, entre os quais duzentos jesuítas. Lá, realizou um trabalho de tamanha importância que, algum tempo depois, foi nomeado para o cargo de superior provincial napolitano, função em que ficou apenas por dois anos, pois o papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado.

Nesse período, produziu outra obra famosa: "Catecismo", que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinquenta idiomas, vindo a ser um dos três principais Catecismos adotados pela Igreja até a edição do Catecismo Maior de São Pio X. Também se destacou como exegeta com magníficos e eruditos comentários aos Salmos. Outro famoso texto seu é ‘A arte de bem morrer’, que fala da aceitação da morte como parte integrante do processo da vida, e da necessidade de se encontrar a transição com serenidade, desapego e confiança.

Nomeado cardeal e bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais, sendo modelo de prelado e pastor de almas. Foi também designiado como Inquisidor, quando então atuou no julgamento dos hereges Giordano Bruno (adepto da magia hermética) e Galileu Galilei (cujas teses mais tinham de gnosticismo neopagão que de ciência). Na condição de conselheiro papal, com coragem e evangélica franqueza não hesitava em censurar respeitosamente, quando julgava necessário.

Com a morte do papa Clemente VIII, o seu sucessor, papa Leão XI, governou a Igreja apenas por vinte e sete dias, vindo logo a falecer. Foi assim que o nome de Roberto Belarmino recebeu muitos votos nos dois Conclaves para a eleição do novo sumo pontífice. No entanto, Roberto Belarmino rejeitara sua eleição nestes e ainda noutro conclave seguinte, sendo então eleito em 1605 Paulo V como Papa, o qual imediatamente chamou o Cardeal Bellarmino para trabalharem juntos no Vaticano. Esse trabalho junto a Paulo V ocupou Belarmino durante os vinte e dois anos seguintes.

Morreu aos setenta e nove anos de idade, em 17 de setembro de 1621, apresentando graves problemas físicos e de surdez, conseqüência dos males que o acompanharam por toda a vida. Com fama de santidade ainda em vida, suas virtudes foram reconhecidas pela Igreja, sendo depois beatificado, em 13 de maio de 1923. A canonização de são Roberto Belarmino se deu em 29 de junho de 1930. No ano seguinte, recebeu o honroso título de doutor da Igreja.

No Calendário Romano Antigo, São Roberto Belarmino é comemorado na data de sua beatificação: 13 de maio.

(com informações do "Portal Paulinas", da Wikipedia
em português e das páginas "Santo Protetor" e
"Comunidade Getsêmani", alterações a/c blog)

0 comentários: