TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
21 de mai. de 2016

SÁBADO DAS TÊMPORAS DE PENTECOSTES - 21/05/2016 - Leituras e Comentário



SÁBADO DAS TÊMPORAS DE PENTECOSTES

Oitava de 1ª Classe - Paramentos Vermelhos

Para ler/baixar os Próprios completos das Missas na Oitava de Pentecostes (da 2ª Feira de Pentecostes ao Sábado das Têmporas), inclusive esta, clique aqui.
“E Jesus ausentou-se para um lugar solitário.”


1ª Leitura: Livro de Joel 2, 28-32.

É isto o que diz o Senhor Deus: “Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas, vindo então a profetizar os vossos filhos e as vossas filhas; os vossos anciãos terão sonhos, e visões os vossos jovens. Sim! Nesse dia derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e sobre as minhas servas. Mais ainda! Farei aparecer prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e fumarada! O sol converter-se-á em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o dia grande e glorioso do Senhor! Todo aquele que então invocar o nome do Senhor, será salvo.”

(Caso o padre celebrante opte por abreviar a Missa, omitir as Leituras de 2ª a 5ª, indo diretamente à Epístola logo abaixo delas.)


2ª Leitura: Livro do Levítico 23, 9-21.

Naqueles dias: Falou Deus a Moisés, nestes termos: “Fala aos filhos de Israel, dizendo-lhes: ‘Quando entrardes na terra que vos darei, e tiverdes feito as ceifas, levareis ao sacerdote molhos de espigas, como primícias da vossa colheita. O sacerdote levantará as gavelas diante do Senhor, no dia seguinte ao sábado, para que ele as aceite em vosso favor, e as abençoe. A partir, pois, do dia seguinte ao sábado, em que tiverdes oferecido as gavelas das primícias, contareis sete semanas completas, isto é, contareis cinquenta dias até ao dia a seguir ao fim da sétima semana, e então oferecereis ao Senhor uma nova oblação, trazendo das vossas casas dois pães de primícias, que serão de dois décimos de flor de farinha cozida com fermento: serão as primícias do Senhor. Proclamareis nesse dia, solenemente, a festa, e juntar-vos-eis santamente em assembleia; nem fareis qualquer trabalho servil: É esta uma lei perpétua para todos os vossos descendentes, e lugares onde habitardes, diz o Senhor todo poderoso.’”


3ª Leitura: Livro do Deuteronômio 26, 1-11.

Naqueles dias: Disse Moisés aos filhos de Israel: Ouvi, Israel, o que vos ordeno: Quando entrardes na terra que o Senhor, vosso Deus, vos vai dar para possuirdes; quando a ocupardes e lá habitardes, tomareis as primícias de todos os frutos dessa terra: pô-los-eis num cesto, e caminhareis até ao lugar que o Senhor, vosso Deus, tiver escolhido para que lá seja invocado o seu nome. Dirigir-vos-eis ao sacerdote que então estiver de serviço, e dir-lhe-eis: ‘Reconheço hoje publicamente, na presença do Senhor, nosso Deus, que foi Ele que nos ouviu, e atendeu à nossa miséria, sofrimentos e opressão, fazendo-nos sair do Egito, com o poder da sua mão e com a força do seu braço, no meio do terror, dos milagres e dos prodígios! Assim nos introduziu nesta terra, e nos entregou uma região que emana leite e mel. É por isso que ofereço agora as primícias dos frutos da terra que o Senhor me deu.’ Deporeis estas primícias diante do Senhor, vosso Deus, e prostrar-vos-eis diante do Senhor, vosso Deus. Em seguida, fareis um festim, comendo de todas as coisas boas que o Senhor, vosso Deus, vos tiver dado.”


4ª Leitura: Livro do Levítico 26, 3-12.

Naqueles dias, disse o Senhor a Moisés: Falarás aos filhos de Israel, dizendo-lhes: ‘Se andardes nos meus preceitos, e guardardes os meus mandamentos e os puserdes em prática, dar-vos-ei as chuvas na altura própria: a terra dará os seus produtos, e as árvores os seus frutos; as ceifas irão até às vindimas, e as vindimas até às sementeiras. Comer eis o vosso pão até vos saciardes, e habitareis sem temor na vossa terra. Farei reinar a paz nas vossas fronteiras, e dormireis sem ser perturbados. Farei desaparecer os animais ferozes, e a espada não penetrará nos vossos confins. Perseguireis os vossos inimigos, e eles cairão diante de vós: Cinco de vós perseguirão cem, e cem de vós dez mil, e os vossos inimigos cairão ao fio da espada, à vossa vista! Olharei por vós, e far-vos-ei crescer: multiplicar-vos-ei, e manterei a minha aliança convosco. Comereis as colheitas anteriores, e tereis de as pôr de lado para dar lugar às novas! Fixarei a minha habitação no meio de vós, e não vos rejeitarei: Andarei no meio de vós, serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo, diz o Senhor todo-poderoso.’”


5ª Leitura: Livro de Daniel 3, 47-51.

Naqueles dias: o Anjo do Senhor desceu, junto de Azarias e dos seus companheiros, à fornalha, donde desviou a chama do fogo, e fez que no meio dela soprasse uma como que viração acompanhada de orvalho. As chamas atingiram quarenta e nove côvados acima da fornalha, irrompeu, e queimou os servos do rei, que deparou junto da fornalha! Queimou, na sua erupção, os caldeus, que, a serviço do rei, a atiçavam; porém, quanto aos jovens, nem de longe os tocou e incomodou, nem de qualquer modo lhes causou a mínima dor! Os três, então, como a uma voz, louvavam, glorificavam e bendiziam a Deus na fornalha, dizendo:


Aleluia e Cântico dos Três Jovens na Fornalha: Livro de Daniel 3, 52.

Aleluia. . Benedíctus es, Dómine Deus patrum nostrórum. Et laudábílis, et gloriósus in sæcula.
Aleluia. . Bendito sois, Senhor, Deus dos nossos pais: E digno de louvor e glória por todos os séculos.



Epístola de São Paulo aos Romanos 5, 1-5.

Meus irmãos: Justificados pela fé, sintamo-nos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, a Quem devemos o ter acesso, pela fé, a esta graça em que estamos firmes, e o gloriarmo-nos na esperança da glória dos filhos de Deus. Mais e melhor ainda: Nós gloriamo-nos até nas tribulações, reconhecendo que a tribulação produz a constância; a constância, a virtude provada; e a virtude provada, a esperança. Ora a esperança não nos engana, porque o amor de Deus para conosco está difundido nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 38-44.

Naquele tempo: Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. Como a sogra de Simão estava com febre muito alta, pediram-Lhe por ela. Tendo-se, então, debruçado sobre ela, deu ordens à febre, e a febre deixou-a. Levantou-se ela logo imediatamente, e servia-os. Quando foi sol posto, todos os que tinham pessoas a sofrer de diversos males, levavam-lhas: e Ele curava-os, impondo as mãos a cada um deles. Os demônios, por sua vez, saíam de muitos, clamando, a dizer: Tu és o Filho de Deus.” Ele, porém, ameaçava-os, não os deixando confessar que sabiam que Ele era o Cristo. Depois, ao fazer-se dia, ausentou-se para um lugar solitário. As multidões, todavia, puseram-se à sua busca; até que, tendo-o encontrado, o detiveram, impedindo-o de se afastar delas. Ele, contudo, observou-lhes: “É igualmente necessário que Eu vá anunciar, às outras cidades, a boa nova do reino de Deus, pois é para isso que Eu fui enviado.” Em seguida, continuava pregando pelas
sinagogas da Galileia.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações a/c blog).


Comentário ao Evangelho do dia:
São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Marcos, nº 2 (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum).

Cristo médico

“A sogra de Pedro estava de cama, com febre”. Que Cristo venha a nossa casa, entre e cure com uma simples palavra a febre dos nossos pecados. Todos nós temos febre. Sempre que nos irritamos, ficamos com febre; todos os nossos defeitos são outros tantos ataques de febre. Peçamos aos apóstolos que peçam a Jesus que Se aproxime de nós e nos dê a mão; porque, quando Ele nos tocar na mão, a febre desaparecerá.

O médico dos médicos é um médico eminente e sério. Moisés é médico, Isaías e todos os santos são médicos; mas Jesus é o médico dos médicos. Ele sabe muito bem tomar o pulso e sondar os segredos das doenças. Ele não toca na testa, nem na orelha, nem em nenhuma outra parte do corpo, mas toma a mão. Quando a nossa mão revela sintomas de más ações, não podemos levantar-nos, não conseguimos andar, porque estamos realmente doentes. […] Mas este médico misericordioso aproxima-Se do nosso leito; Aquele que pôs aos ombros a ovelha doente avança agora para junto do nosso leito.

0 comentários: