TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
17 de mai. de 2016

QUARTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DE PENTECOSTES - 18/05/2016 - Leituras e Comentário



4ª FEIRA DAS TÊMPORAS DE PENTECOSTES

Oitava de 1ª Classe - Paramentos Vermelhos


Para ler/baixar os Próprios completos das Missas na Oitava de Pentecostes (da 2ª Feira de Pentecostes ao Sábado das Têmporas), inclusive esta, clique aqui.


1ª Leitura: Atos dos Apóstolos 2, 14-21.

Naqueles dias: Pedro, de pé com os onze, levantou a voz, dizendo-lhes: “Homens da Judeia, e vós todos os que habitais em Jerusalém, ficai sabendo bem, e ouvi atentamente as minhas palavras: Estes homens não estão embriagados, como vós cuidais, pois ainda não passa da terceira hora do dia. Isto, porém, é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Acontecerá nos últimos dias – palavras do Senhor! – que eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas, vindo então a profetizar os vossos filhos e as vossas filhas; os vossos jovens terão visões, e sonhos os vossos anciãos. Sim! Nesse dia derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e sobre as minhas servas, e eles profetizarão! Mais ainda! Farei aparecer prodígios nas alturas, no céu, e sinais cá em baixo, na terra: sangue, fogo e fumarada! O sol converter-se-á em sangue, e a lua em trevas, antes que venha o dia grande e glorioso do Senhor! Todo aquele que então invocar o nome do Senhor, será salvo.’ [cf. Joel 2, 28-32, n.d.r.]


Epístola: Atos dos Apóstolos 5, 12-16. 

Naqueles dias: Eram feitos, através dos Apóstolos, muitos milagres e prodígios entre o povo. Reuniam-se todos no pórtico de Salomão, e nenhum dos outros [não cristãos] ousava juntar-se-lhes, ao mesmo tempo que o povo lhes dava grandes louvores. Aumentava cada vez mais a multidão dos homens e mulheres que criam no Senhor, a tal ponto que traziam os doentes para as praças, pondo-os em leitos e enxergões, a fim de que, ao passar Pedro, cobrisse ao menos com a sua sombra algum deles, e ficassem livres das suas enfermidades. Concorria também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, trazendo enfermos e atormentados dos espíritos impuros; e todos se curavam.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 44-52. 

Naquele tempo: Disse Jesus à multidão dos Judeus: Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Serão todos ensinados por Deus.’ Portanto, todo aquele que ouviu o Pai, e aprendeu os seus ensinamentos, vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai: Só viu o Pai aquele que vem de Deus. Em verdade, em verdade vos digo: O que crê em Mim, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. O pão que desce do Céu, é este, pois quem o come não morre: Eu sou o pão vivo, que desci do Céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu darei, é a minha carne para a salvação do mundo.”


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações a/c blog).


Comentário do dia
Santo Irineu de Lyon (aprox. 130 - aprox. 208), bispo, teólogo, mártir
Contra as Heresias, V, 2, 2-3 - Trad. Breviário
(extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum; acesso em 21/05/2013 às 11:51h).

“E o pão que Eu darei é a minha carne, pela vida do mundo”

Estão completamente enganados aqueles que rejeitam o projeto que Deus guarda para a sua Criação, negam a salvação da carne e desprezam a ideia da sua regeneração, ao declará-la incapaz de receber uma natureza imperecível. Se a carne não se salva, também o Senhor não nos redimiu com o seu Sangue, nem o cálice da Eucaristia é a comunhão do seu Sangue, nem o pão que partimos é a comunhão do seu Corpo (1Cor 10,16), […] que o Verbo de Deus assumiu em toda a sua realidade e pela qual nos resgatou pelo seu Sangue. […]

E porque somos seus membros (1Cor 6,15) e nos alimentamos das criaturas que nos proporciona, […] Ele afirmou que aquele cálice, fruto da Criação, é o seu Sangue que fortalece o nosso sangue, e confirmou que aquele pão, fruto também da Criação, é o seu Corpo que fortalece o nosso corpo.

Uma vez que o cálice de vinho misturado com água e o pão natural, ao receberem a palavra de Deus, se transformam na Eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo, com os quais se alimenta e revigora a substância da nossa carne, como há quem negue que a carne é capaz de receber o dom de Deus, que é a vida eterna, essa carne que se alimenta do Sangue e Corpo de Cristo e se torna membro do seu Corpo? Por isso diz o santo Apóstolo na carta aos Efésios: “Somos membros do seu Corpo, da sua carne e dos seus ossos” (Ef 5,30 [Vulg.]; cf Gn 2,24); não é de um homem espiritual e invisível que o diz, […] mas sim do organismo verdadeiramente humano, que consta de carne, de nervos e ossos, e que se nutre do cálice do seu Sangue e se robustece com o pão que é o seu Corpo. […] Assim também os nossos corpos, nutridos pela Eucaristia, depositados na terra, […] ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a ressurreição “para glória de Deus Pai” (Fil 2,11).

0 comentários: