TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
7 de ago. de 2016

Santos do Dia - Domingo, 07/08/2016 - 2ª Parte



SÃO DONATO
(07 de agosto)

Na arte litúrgica, São Donato é geralmente representado como um 
Bispo tendo à mão direita um um cálice (geralmente quebrado) 
e, às vezes, a espada com que foi executado.

São Donato, Bispo de Arezzo, cidade da Itália, província de Toscana, foi filho de pais nobres, ricos e santos que, por serem martirizados, segundo se diz, no tempo dos Imperadores Diocleciano e Maximiano, deixaram-no órfão em tenra idade. Donato, para fugir ao furor daquela perseguição, deixou Arezzo e foi adotado por um monge de vida santa, chamado Hilarino, por quem Deus fez muitos milagres. Donato se destacava por uma vida santa e foi muito bem formado em todo o gênero de letras e erudição.

Regressou a Arezzo, montado num burrico. Foi ordenado diácono e presbítero por Saturo, bispo de Arezzo e, finalmente, por causa de sua morte, eleito Bispo da mesma cidade, com aprovação geral e contentamento de todos os fiéis. Deus fez, por São Donato, muitos e grandes milagres. Entre eles, narra o Papa São Gregório Magno que, tendo os pagãos quebrado o cálice de vidro com o qual se dizia Missa naquele tempo, São Donato mandou juntar todos os pedaços do cálice partido e, fazendo oração ao Senhor, o cálice voltou a ficar intacto e inteiro. E por este milagre, como declara Adão Vienense, setenta e nove pagãos se converteram à Fé de Cristo, nosso Senhor. Restituía a  saúde a muitos doentes, libertava os endemoniados, sob grande seca conseguiu chuvas do céu e, estando fora da cidade, no regresso enquanto chovia, não se molhava.

Um cobrador de impostos do Imperador, chamado Eustácio, possuía grande quantidade de moedas das cobraças dos impostos imperiais. Deixou esse dinheiro para que sua mulher, Eufrosina, o guardasse. Estando o marido ausente e sabendo que vinham soldados a Arezzo, temendo ser saqueada pelas tropas, escondeu o dinheiro debaixo da terra. Mas, antes de o marido chegar, morreu. Quando Eustácio chegou a casa, encontrou a esposa morta sem localizar as moedas a ela confiadas, nem pista ou lembrete de seu paradeiro. Como tinha de deixar ao fisco o que tinha cobrado e não tendo com o que fazê-lo, viuse em grandes apuros e, muito aflito, procurou a São Donato, a fim de lhe pedir ajuda. Donato, indo com ele à sepultura de sua esposa, após rezar disse: "Eufrosina, eu  te conjuro e mando, da parte de Deus, que nos digas onde puseste o dinheiro que o teu marido te deixou". Do sepulcro ouviuse uma voz que respondeu a São Donato e lhe disse onde estava. Cavando no lugar indicado, encontraram enfim o dinheiro.

Outra vez, escreve Santo Antonino, tendo um bom homem recebido de empréstimo duzentos soldos em ouro e tendo entregue uma nota promissória assinada de próprio punho, pagou sem lhe cobrar a garantia. Tendo morrido o honesto devedor, o credor impediu sua sepultura até que lhe pagassem a quantia apontada na promissória em seu poder. A viúva do ex-devedor chegou chorosa a São Donato e lhe contou o que se tinha passado. São Donato foi junto do corpo que jazia no caixão e disselhe: "Levantate e anda, porque este homem não te quer deixar enterrar." O defunto sentouse sobre o caixão, convenceu o credor da sua maldade em negar a devolução do dinheiro, e intimouo a entregar o documento e a rasgálo. Depois pediu a São Donato que voltasse a entregálo à morte, e assim aconteceu.

Com estes e outros milagres, São Donato converteu muitos pagãos, combateu e venceu muitos demônios. Ao saber disto, Quadraciano, prefeito do imperador Juliano, o apóstata, mandou prender São Donato e Hilarino, para que sacrificassem aos deuses. Como os Santos se rissem dessas ameaças, mandou espancar tão fortemente Hilarino que este morreu em instantes. E a Donato, depois de muitos golpes na boca, com pedras, encarcerandoo numa prisão escura, mandouo degolar. Os corpos destes santos foram enterrados próximo à cidade. Seu martírio deuse a 7 de Agosto do ano do Senhor de 362, o segundo do império de Juliano.

Fazem menção de São Donato os Martirológios Romano, de Beda, Usuardo, Adão e Santo Antonino, arcebispo de Florença. No entanto, o Cardeal Barônio, nas Anotações sobre o Martirológio, adverte que as Atas de São Donato estão confusas; aqui é relatado o que pareceu mais verdadeiro e em conformidade com o que escreveram os autores da história antiga, tanto eclesiástica, como secular.

(com informações de “La Leyenda de Oro - Tomo Segundo”,
por Pe. José Sayol y Echevarria, tradução livre a/c blog)

0 comentários: