TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
13 de dez. de 2015

Santa do Dia - Domingo, 13/12/2015



SANTA LUZIA (ou LÚCIA) DE SIRACUSA
(13 de dezembro)
 Santa Luzia. Simulacro (imagem) por Pietro Rizzi, 1590.
Além da representação mais conhecida de Santa Luzia com os olhos
numa bandeja, por vezes ela é também mostrada com a bandeja em chamas
e uma espada cravada ao pescoço, indicativos dos instrumentos pelos quais padeceu.



A devoção a Santa Lúcia (ou Luzia), cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" e "Lúcia" derivam de "luz") é relatada ao menos desde o século V. No século VI eram-lhe dedicados mosteiros em Siracusa e Roma, e o seu nome foi um dos poucos nomes femininos incluídos no Cânon da Missa, ao que tudo indica por São Gregório Magno, havendo em sua honra orações e antífonas especiais no seu Sacramentario e Antifonário. Mencionada no antigo Martirológio Romano e no Martirológio de Beda, o Venerável, Santa Luzia é ainda mencionada no Tractatus de Laudibus Virginitatis e no poema De Laudibus Virginum de Santo Aldheim. Mais recentemente, em 1894, foi redescoberta uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, ilha da Sicília; a inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.



Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que, em lembrança à mutilação de seus olhos, a ela rezam principalmente para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Santa Lúcia (mais conhecida como "Luzia" nos países lusófonos), como se lê nas Atas, pertencia a uma família rica de Siracusa. A mãe dela, Eutíquia, ficou viúva e havia prometido dar a filha como esposa a um jovem concidadão, muito rico porém pagão e politeísta. Luzia, que tinha feito voto de se conservar virgem por amor a Cristo, obteve que as núpcias fossem adiadas, também porque a mãe foi atingida por uma grave doença. Devota de Santa Águeda, a mártir de Catânia, que vivera meio século antes, Luzia quis levar a mãe enferma em visita ao túmulo da Santa. Desta peregrinação a mulher voltou perfeitamente curada e por isso concordou com a filha, dando-lhe licença para seguir a vida que havia escolhido; consentiu também que ela distribuísse aos pobres da cidade os bens do seu rico dote.

O noivo, espantado com tanto esbanjamento de bens por Luzia, a esse respeito perguntou a Eutíquia, que lhe disse: "Luzia é muito providente, ela achou bens muito mais valiosos do que esses e por isso é que estamos fazendo isso." O jovem não entendeu que ela falava dos "bens" do Paraíso Celeste, por isso entendeu como quis e voltou para casa. Os dias se passavam, e Luzia e sua mãe davam mais e mais dinheiro aos necessitados, assim dilapidando a grande fortuna da família, fazendo enfim o jovem perceber que Luzia era cristã. Ao saber que fora também rejeitado, vingou-se acusando Luzia de ser cristã ao procônsul Pascásio.

Ameaçada de ser exposta ao meretrício para que se contaminasse, Luzia deu ao procônsul uma sábia resposta: "O corpo só se contamina se a alma consente." O procônsul então ordenou que Luzia fosse levada à força para o prostíbulo, mas seu corpo ficou tão pesado que dezenas de homens e até uma junta de bois não conseguiram carregá-lo sequer um palmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite em chamas, que também não a queimaram nem sequer lhe ruborizaram a pele. Nem mesmo a crueldade do carrasco ao arrancar-lhe os olhos a intimidou (há diferentes relatos orais sobre este episódio). Um golpe de espada pôs fim a uma longa série de sofrimentos, mas mesmo a morrer, a jovem continuou a exortar os fiéis a antepor os deveres para com Deus àqueles para com as criaturas, até que os companheiros de fé, que faziam um círculo em volta dela, selaram o seu comovente testemunho com a palavra: "Amém". Morta em 304, Santa Lúcia (ou Luzia) é comemorada em 13 de dezembro.

(com informações da página Evangelho Quotidiano,
do Portal Paulinas, da Infopedia e da Wikipedia)

0 comentários: