TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
6 de dez. de 2015

Santo do Dia - Domingo, 06/12/2015


SÃO NICOLAU DE MIRA, BISPO
(06 de dezembro)
Ícone de São Nicolau. Anônimo.

Nicolau de Mira é também conhecido por São Nicolau de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é um dos santos mais populares da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia e sua capital Moscou, da Grécia, da Noruega, da região da Lorena (França), de Mira (Turquia) e de Bari (Itália), das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos, dos comerciantes, dos guardas noturnos (na Armênia), das crianças e também dos coroinhas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo. O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que em 842 relatou todos os milagres atribuídos a são Nicolau de Mira.

Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Alguns relatos dizem que, em sendo uma criança com inclinação à virtuosidade espiritual, às quartas e sextas-feiras rejeitava o leite materno, ou seja, já praticava jejum voluntário desde bebê. Quando jovem, desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo frequentar a igreja. Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas, aos pobres e às crianças.

Foi sagrado bispo de Mira, (atual cidade de Demre, na Turquia), quando ainda era muito jovem, e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado por recusar-se a negar a sua fé, e ficou no cárcere até ser decretado o Édito de Milão, quando foi finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Niceia, no ano 325.

É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da Igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães. Com efeito, ocorreu que um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder bem casá-las, decidira por mandá-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, correspondentes ao dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Também a São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira).

Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo (“milagreiro”) que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação.

Mais de sete séculos passados da sua morte, “Nicolau de Mira” se tornou “Nicolau de Bari”. Em 1087, a cidade de Bari, em Puglia, na Itália, sofria a subjugação dos normandos. E Mira já estava sob domínio dos turcos muçulmanos. Setenta marinheiros italianos desembarcaram nessa cidade e, com vistas a protegê-las da profanação dos islâmicos, resgataram as suas relíquias mortais, transferindo-as para Bari. O corpo de São Nicolau foi acolhido, triunfalmente, pela população local, que o elegeu seu padroeiro celestial. E ele não decepcionou: por sua intercessão os prodígios e milagres ocorriam com grande freqüência. Seu culto então se propagou por toda a Europa.

Algumas igrejas cismáticas, como a Igreja Ortodoxa Russa, lhe honram com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano. Nos ritos copta e bizantino, tanto os católicos quanto os cismáticos lhe dedicam grande relevo e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. Os calendários romano e bizantino grego festejam a São Nicolau na data de sua morte, 6 de dezembro.

 (com informações do Portal Paulinas e da Wikipedia)

0 comentários: