TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
22 de jul. de 2016

Santa do Dia - Sexta-Feira, 22/07/2016



SANTA MARIA MADALENA
(22 de julho)

Santa Maria Madalena portando o vaso de perfume com que lavou
os pés de Nosso Senhor, um de seus atributos Gravura de 1330.

"Maria de Magdala - daí a alcunha "Madalena" - a pecadora de quem São Lucas diz ter sido libertada de sete demônios, ficou para sempre conhecida como a penitente transformada pelo arrependimento e pelo amor salvífico de Cristo." (D. Gaspar Lefebvre OSB, em "Missal Romano Quotidiano", pp. 1181-1182)

" "Teus pecados te são perdoados" (cf. Lc 7, 48). Que sentimentos gerariam tais palavras de Jesus no coração da Madalena penitente, em ato tão solene e heroico de arrependimento e conversão, com que reparava os passados escândalos, derramando sobre os pés do Salvador os preciosos perfumes, instrumentos outrora dos seus pecados, dizem vários Padres!" (Pe. Leonhard Goffiné, Manual do Christão, pág. 956)

"Possuída de gratidão e de amor, consagrou a Deus o resto da sua vida e acompanhou a Jesus nas suas viagens apostólicas, junto com as outras santas mulheres da sua companhia, até o Calvário, na hora em que expirou na Cruz. Nem os horrores dessa morte ignominiosa e da sepultura entibiaram em Maria Madalena o sublimado amor que votara ao seu Redentor, como bem explicam as suas palavras no sepulcro vazio: (cf. Jo 20, 13; 15) "Levaram a meu Senhor; se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei." " (idem, pp. 956-957)

"E ao ouvir seu nome da boca de Jesus ressuscitado, atirou-se a seus pés para beijá-los... Cena admirável e tão comovedora que lemos no Evangelho (Jo 20, 11-18) da Quinta-Feira da Páscoa." (ibidem)

Como há bem poucos relatos sobre Maria Madalena além dos bíblicos, sempre houve no Ocidente uma tendência a se associar Maria de Magdala à Maria prima de Nosso Senhor, de Betânia, embora seja mais provável que se tratem de duas distintas Marias. Na Liturgia, o Rito Romano Antigo já consolidou, ao menos no plano comemorativo, a associação entre as duas personagens. Quanto ao destino da santa penitente após a Ressurreição de Nosso Senhor, também há dois possíveis destinos, como apontado por Goffiné (Manual do Christão, pág. 957):

"Depois da Ascensão do Senhor, diz uma tradição [sustentada principalmente pelos cristãos orientais, n.d.r.] que Maria Madalena se retirou com Maria Santíssima e São João Evangelista para Éfeso, onde morreu, sendo mais tarde as suas relíquias transferidas para Constantinopla pelo imperador Leão, o Filósolo. Reza outra tradição [a adotada na Igreja do Ocidente, n.d.r.] que, expulsa pelos judeus e colocada em navio completamente desarmado com Marta, Lázaro e outros discípulos de Cristo, aportou milagrosamente em Marselha e fez penitência durante 30 anos numa gruta próxima de Aix (Sainte-Baume, ou Santa Montanha), onde morreu. Esta opinião, autorizada pela Liturgia, explica mais facilmente a grande devoção que todo o sul da França manifesta para com Santa Maria Madalena."

Na iconografia, Santa Maria Madalena é representada como uma jovem penitente, portando ora um vaso de perfume (com o qual lavou os pés de Nosso Senhor), ora com um crucifixo à mão (sinal de sua fidelidade até mesmo na hora da morte de Jesus), ora com ambos os objetos, junto aos quais às vezes são figurados também uma caveira (símbolo de sua vida de penitência após o arrependimento); nos ícones orientais é comum ela aparecer também com um ovo à mão (o ovo, por ser um símbolo da Páscoa, também indica o testemunho pioneiro da santa penitente à Ressurreição de Nosso Senhor).

(ajustes e complementos aos textos a/c blog)

0 comentários: