TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
10 de jul. de 2016

Santos do Dia - Domingo, 10/07/2016 - 2ª Parte



SETE IRMÃOS MÁRTIRES, SANTA RUFINA E SANTA SECUNDA
(10 de julho)

2. Santa Rufina e Santa Secunda

Martírio das Santas Rufina e Secunda. Pintura a óleo conjunta
por Il Morazzone, Procaccini e Crespi (entre 1620 e 1625),
atualmente na Pinacoteca de Breri, em Milão/Itália.

Santa Rufina e Santa Segunda foram duas santas mártires de Roma, lembradas em inúmeros e seguros documentos, como o "Martirológio Geronimiano ', o "Itiinerário Romano", a "Notícia" de Guglielmo de Malmesbury, o famoso "Calendário Marmoreo" de Nápoles, e finalmente o "Martirológio Romano", que menciona a memória das duas para 10 de julho. 

A antiga "paixão", compilada na segunda metade do século 5º, coloca seu martírio no tempo de Valeriano e Galieno, próximo ao ano de 260, e segundo as narrativas hagiográficas de 'paixões' de outros famosos companheiros mártires romanos, tanto são apresentadas como irmãs e noivas de dois jovens cristãos, Verino e Armentário. Como resultado das perseguições recorrentes contra os cristãos, os dois jovens noivos apostataram e, em seguida, as duas moças prometeram virgindade a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas os dois jovens não aceitaram romper o noivado, e tentaram induzi-las a apostatar para insistirem em suas pretensões de casamento. Diante da negativa de Segunda e Rufina, Verino e Armentário as denunciaram a Arquesilau, que se juntou a eles na Via Flamínia para surpreenderem as virgens enquanto tentavam escapar de seus perseguidores. Uma vez capturadas, foram conduzidas a Roma, e entregues ao prefeito Donato Júnio. 

Tal como acontece com tantos mártires daquela época, as duas irmãs foram submetidas a pressões e interrogatórios para apostatar e assim aceitarem as propostas de casamento, mas face a sua resistência e recusa, o prefeito não teve outra escolha senão condená-las morte. Arquesilau então as levou à Via Cornelia, num precipício chamado Buxo (hoje Boccea) onde Rufina foi decapitada, enquanto Segunda foi espancada até a morte. 

Os corpos, como de costume, foram jogados às feras, mas uma nobre romana de nome Plautilha teve um sonho, no qual as duas mártires lhe indicavam o local do martírio e também lhe convidavam a se converter à fé cristã. Plautilha foi então recolher os corpos das mártires, e lhes deu sepultura digna perto do local de seu martírio. No local de seus túmulos, foi construída no início do século IV uma basílica por ordem do Papa Júlio I (341-353), depois restaurada pelo Papa Adriano I (772-795), enquanto o Papa Leão IV (847-855) a enriqueceu com joias. O Papa Anastácio IV (1153-1154) ordenou que seus corpos fossem trasladados para o Batistério da Basílica de Latrão, no altar do átrio esquerdo, do lado oposto ao dos Santos Cipriano e Justina, onde se encontram até hoje, enquanto a antiga basílica na Via Cornelia, está em ruínas, ainda hoje não identificadas com precisão.

(com informações do site italiano "Santi e Beati", tradução a/c blog)

0 comentários: