TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
11 de ago. de 2015

Em Algumas Localidades - Santa do Dia - Terça-Feira, 11/08/2015



SANTA FILOMENA
(11 de agosto - cf. "Missal de 1943")


NOTA DO BLOG: Em razão das festividades de Santa Filomena na Paróquia São Sebastião, publicamos em primeira mão, a título de homenagem, a história do martírio e do culto de Santa Filomena, deixando para mais tarde a postagem dos santos do dia de hoje observados no calendário universal da Igreja.
Santa Filomena, em vitral na Igreja de Notre-Dame,
Piégros-la-Clastre, França.


O pouco que se sabe da vida desta virgem e mártir se sabe por meio de visões privadas tidas pela Madre Maria Luiza de Jesus, fundadora da Ordem Religiosa das Irmãs da Imaculada e de Santa Filomena. Tais visões se deram em agosto de 1833 na cidade de Nápoles e, por ordem de seu diretor espiritual, foram compiladas  num livro intitulado "Revelações", cuja autenticidade foi atestada pelo Santo Ofício em 21 de dezembro do mesmo ano.

Segue o relato:

"Filomena era filha dos reis de uma pequena cidade-estado grega. Ela nasceu após seus pais converterem-se ao Cristianismo, no dia 10 de janeiro. Foi uma bênção de Jesus, pois a rainha era estéril. No batismo, recebeu o nome de Filomena, que significa "filha da luz da fé". Aos doze anos, fez os votos de virgindade e tornou-se esposa de Jesus.

Tinha treze anos quando o imperador romano Diocleciano declarou guerra a seu pai. O rei decidiu viajar para Roma, com a esposa e a filha, e suplicar ao imperador pelo seu povo. O imperador encantou-se com a beleza da jovem e prometeu desistir da guerra se o rei lhe desse a linda filha em casamento. Os reis, com alegria, logo aceitaram, mas Filomena contestou, porque já tinha compromisso com Jesus, seu divino esposo. E ninguém conseguiu convencê-la do contrário.

O imperador, humilhado, mandou prendê-la e torturá-la com chicotadas durante trinta e sete dias. Nossa Senhora apareceu-lhe na prisão e revelou que dentro de três dias voltaria com seu amado Filho e a levariam para o céu. O imperador, cada vez mais cego pelo ódio, mandou flechá-la, mas as flechas voltaram e mataram os arqueiros; então ele mandou jogá-la no rio Tibre com uma âncora no pescoço, mas veio um anjo e cortou a corda. Diante disso, o tirano ordenou que ela fosse decapitada. E assim sua alma voou gloriosamente para o céu, no dia 10 de agosto, numa sexta-feira, às três horas da tarde, como seu divino esposo Jesus."

*      *      *

Séculos depois, no dia 24 de maio de 1802, o corpo de santa Filomena foi encontrado nas escavações das catacumbas de Priscila, em Roma. A sepultura estava intacta, fato realmente raríssimo, e foi aberta na presença de autoridades civis, religiosos da Igreja e peritos leigos. Durante as escavações, ainda encontraram três placas de terracota, com as seguintes inscrições:

- na 1ª placa: "LUMENA";

- na 2ª placa: "PAXTE"; e,

- na 3ª placa: "CUMFI".

A sepultura foi documentada por Monsenhor Ponzetti, Guarda das Santas Relíquias, como FILOMENA, sob a interpretação do epitáfio de acordo com o antigo costume de se começar as inscrições pela segunda placa (e não pela primeira), e também pela lógica do contexto etimológico. Segundo esta lógica interpretativa, a leitura exata do epitáfio seria: "PAX.TECUM.FILUMENA" (em português, "A paz esteja contigo, Filomena").

O caixão tinha os entalhes de uma palma, três flechas, uma âncora, um chicote e um lírio, indicando a forma de seu martírio e morte. Dentro dele estavam as relíquias do corpo de uma jovem e um pequeno frasco com um líquido vermelho ressequido. Os peritos verificaram que o corpo era de uma jovem com cerca de treze anos, que tinha o crânio fraturado e que teria vivido no século IV. Assim, finalmente, foram encontradas as relíquias da jovem mártir santa Filomena, que ficaram sob os cuidados da Igreja Católica.

O nome de Filomena foi oficialmente atribuído pela Igreja Católica aos restos examinados no dia seguinte (25 de maio de 1802) e inscritos nos documentos publicado por Monsenhor Ponzetti, o qual, após desejo expresso e cura milagrosa do Pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças em Mugnano del Cardinale, na Diocese de Nola / Itália, enviou os restos mortais da mártir cristã a esta cidade em 8 de junho de 1805.

*      *      *

Vários Papas foram devotos e gratos a Santa Filomena. O papa Gregório XVI nomeou Santa Filomena como "Padroeira do Rosário Vivente" e designou o dia 11 de agosto para a sua festa em alguns lugares. O dominicano monsenhor Mastai Ferretti, que se tornou o Papa Beato Pio IX em 1849, foi ao santuário de Santa Filomena, em Mugnano, e celebrou uma Missa na igreja em agradecimento à graça e intercessão da santa, que o curou de uma doença grave. O papa Leão XIII a proclamou "a grande milagrosa do século XIX", bem como aprovou o uso do famoso "Cordão de Santa Filomena" e erigiu a Arquiconfraria de Santa Filomena na França. Por sua vez São Pio X estendeu esta Arquiconfraria para o mundo inteiro.

Assim, a popularidade dela logo se espalhou. Os mais memoráveis devotos de Santa Filomena, todos santos, foram João Maria Batista Vianney (que chegou a ter visões privadas da santa), Santa Madalena Sofia Barat, Pedro Julião Eymard, e Pedro Chanel.

Convém lembrar que Santa Filomena não chegou a ser incluída no Calendário Geral Romano (de uso universal), mas desde 1837 foi aprovada sua memória para ser celebrada "em alguns lugares". As revisões do Missal Romano Antigo de 1920 e, mais recentemente, de 1943, incluíam Santa Filomena na data designada pelo Papa Gregório XVI para seu culto - 11 de agosto - na seção intitulada "Missæ pro aliquibus locis" (Missas para alguns lugares), sendo para tanto adotada a Missa "Loquebar" do "Comum das Virgens Mártires".

Embora a última revisão do Missal Romano feita em 1962 e atualmente em vigor para a Missa Tridentina não mencione Santa Filomena, sua Festa ainda hoje é observada por seus devotos, sobretudo nas Paróquias titulares desta mártir, nas quais as datas a seguir são observadas, via de regra, como Festas Particulares:

- 10 de janeiro: Nascimento de Santa Filomena (se não coincidir com uma Festa de Nosso Senhor).

- Domingo depois de 10 de janeiro: Patrocínio de Santa Filomena (se não coincidir com uma Festa de Nosso Senhor).

- 25 de maio: Descobrimento das Relíquias de Santa Filomena  (nas igrejas não titulares da santa, celebra-se a Festa do Papa São Gregório VII).

- 10 de agosto: Morte de Santa Filomena, e Transladação das Relíquias a Mugnano del Cardinale, Itália (nas igrejas não titulares da santa, celebra-se obrigatoriamente a Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir).

- 11 de agosto: Festa Litúrgica de Santa Filomena (nas igrejas não titulares da santa, atualmente pode ser celebrada como "Missa Votiva"). Data designada pelo Papa Gregório XVI, um dos promotores de seu culto.

- 13 de agosto: Nome de Santa Filomena.

(com informações do Missal Romano Tradicional - edições de 1943 e de 1962, da Wikipedia em português e do Portal Paulinas, alterações a/c blog)


0 comentários: