TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
17 de out. de 2015

21º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 18/10/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



21.º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

Penúltimo Domingo de Outubro - 18/10/2015: 
Dia Mundial das Missões

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.

Às Orações deste Domingo (Coleta, Secreta e Pós-Comunhão), são juntadas,
antes da conclusão das mesmas (“Per Dominum nostrum, etc.”) as
Orações “pela propagação da Fé”, disponíveis aqui.
“O seu senhor, irritado, entregou-o aos executores.” (Mt 18, 34)
A parábola do devedor incompassivo, 
ilustrada por René de Cramer.


Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 6, 10-17.

Irmãos: Fortalecei-vos no Senhor, e na eficácia do seu poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir aos estratagemas do demónio. Na verdade, não é contra a carne e o sangue que temos de travar combate, mas sim contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, e contra os espíritos do mal, espalhados pelos ares! Envergai, portanto, a armadura de Deus, para poderdes resistir nos dias maus, aguentando-vos na luta, até sairdes vitoriosos. Por isso, de pé! – com a verdade por cinturão, a justiça por couraça, e o zelo para propagar o Evangelho da paz, por calçado! Embraçai, por tudo e para tudo, o escudo da fé, graças ao qual podereis apagar todos os dardos abrasados do espírito maligno! Cobri-vos também com o elmo da salvação, e empunhai, igualmente, a espada do Espírito, que é a palavra de Deus!


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 23-35.

Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O reino dos céus pode-se comparar a um rei que quis regular as contas com os seus servos. Tendo começado a fazer as contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos [quantia grande: quase 80.000 reais, n.d.t]. Corno não tinha com que pagar, mandou o senhor que fosse vendido ele, a mulher e os filhos, e tudo o que tinha, para saldar a dívida. O servo, porém, lançando-se-lhe aos pés, suplicava-lhe dizendo: “Tem paciência comigo, que eu te pagarei tudo.” Compadecido, o senhor deste servo, deixou-o ir, e até lhe perdoou a dívida! Ao sair, este mesmo servo encontrou um dos companheiros, que lhe devia cem dinheiros [quantia insignificante: cerca de 13 reais, n.d.t]. Agarrando-o logo com as mãos, sufocava-o dizendo: “Paga o que deves!” O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, suplicava-lhe, dizendo: “Tem paciência comigo, que eu te pagarei tudo!” O outro, porém, não quis saber, e foi-o meter na prisão, até ficar reembolsado da dívida! Os companheiros, ao verem o que se passava, entristeceram-se profundamente, acabando por ir contar ao senhor tudo o que tinha acontecido. O senhor, então, mandou-o chamar, e disse-lhe: “Servo malvado! Perdoei-te toda a divida, porque me pediste: Nao devias tu, por teu lado, ter pena do teu companheiro, como também eu tive pena de ti?” Indignado, pois, o senhor, entregou-o aos carrascos, até ficar reembolsado de toda a dívida! É assim que vos tratará o meu Pai celeste, se cada um de vos nao perdoar ao seu irmão, do íntimo do coração.”


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia:
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte da África) e doutor da Igreja
Sermão 83 (disponível no site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

Se perdoardes aos homens as suas faltas, vosso Pai celeste também vos perdoará

Todo o homem é devedor para com Deus e todo o homem tem no seu irmão um devedor. De fato, quem não tem dívidas para com Deus, à exceção de quem não se encontra em pecado? E quem não teria o seu irmão por devedor, à exceção do que nunca foi ofendido por ninguém? Todos os homens são portanto devedores e credores em simultâneo. […] Um mendigo pede-te esmola e tu, tu és o mendigo de Deus, porque todos somos, quando Lhe rezamos, os mendigos de Deus. Ficamos, ou melhor, prostramo-nos à porta do nosso Pai de família (cf. Lc 11,5s); suplicamos-Lhe lamentando-nos, desejosos de receber d’Ele uma graça, e essa graça é o próprio Deus. Que te pede o mendigo? Pão. E tu, que pedes tu a Deus que não seja Cristo, Ele que disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (Jo 6,51). Quereis ser perdoados? Perdoai. “Perdoai, e ser-vos-á perdoado”. Quereis receber? “Dai, e ser-vos-á dado” (Lc 6,37). […]

Estejamos prontos para perdoar todas as faltas que cometerem contra nós, se queremos que Deus nos perdoe. Sim, verdadeiramente, se considerarmos os nossos pecados e passarmos em revista as faltas que cometemos, não sei se poderíamos adormecer sem sentir todo o peso da nossa dívida. Eis porque em cada dia apresentamos a Deus os nossos pedidos, que em cada dia as orações que fazemos Lhe chegam aos ouvidos, que em cada dia nos prostramos, dizendo: “Perdoa as nossas dívidas como nós perdoamos a quem nos deve”. Que dívidas queres que te sejam perdoadas? Todas, ou uma parte? Vais responder: todas. Faz portanto o mesmo para quem te está devedor.


0 comentários: