TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
3 de out. de 2015

19º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 04/10/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho

19º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
“Como entraste aqui, não tendo a veste nupcial?” (Mt 22, 12)
A condenação do convidado despreparado,
ilustrada por René de Cramer.
  

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 4, 23-28.

Irmãos: Renovai-vos, espiritualizando o vosso pensamento, e vesti-vos do homem novo, que foi criado segundo Deus, na justiça e na santidade autênticas. Portanto, repeli a mentira, e que cada um fale verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Se vos irardes, não pequeis. Que o sol não se ponha sobre a vossa ira. Nada tenhais com o demônio: O que roubava, que não volte a roubar; ao contrário, que se ocupe trabalhando com as suas mãos em qualquer coisa honesta, para ter de que dar ao que está em necessidade.



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 22, 1-14.

Naquele tempo: Jesus falava aos principais dos sacerdotes e aos fariseus, em parábolas, dizendo-lhes “O reino dos céus pode-se comparar a um rei que fez o banquete de bodas ao seu filho. Mandou os seus servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. Tomou a enviar outros servos, com a ordem de dizer aos convidados: “O banquete já está pronto; já matei os touros e os animais para isto engordados: Tudo pronto. Vinde à boda.” Eles, porém, não quiseram saber, e foram-se embora, este para a sua casa de campo, aquele para o seu negócio; os outros, por sua vez, agarraram os servos, e mataram-nos, depois de os terem maltratado. O rei, ao ter conhecimento disto, irou-se: mandando os seus exércitos, exterminou aqueles homicidas, e incendiou-lhes a cidade. Então, disse aos servos: “O banquete estava pronto, mas os convidados não eram dignos! Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos, e convidai para a boda a todos os que encontrardes.” Os servos espalharam-se pelos caminhos, e juntaram todos os que encontraram, fossem maus, fossem bons. Assim se encheu de convidados o banquete. Entrou, depois, o rei para observar os convivas, e viu lá um que não estava com o vestido de boda. Perguntou-lhe, pois: “Amigo! Como entraste aqui, sem ter vestido de boda?!” Ficou-se ele sem nada dizer. O rei, porém, ordenou aos servos: “Atai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas lá de fora; aí será o choro e o ranger de dentes: Porque os chamados são muitos, mas os escolhidos são poucos.” ”


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia:
São Gregório Magno (aprox. 540-604), Papa, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho, nº 38 (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum).


“Felizes os convidados para as núpcias do cordeiro.” (Ap 19, 9)

Compreendestes quem é o Rei, Pai de um Filho que também é Rei? É Aquele acerca de Quem o salmista afirmava: “Ó Deus, dai o Vosso juízo ao rei e a Vossa justiça ao filho do rei” (Sl 71, 1). [...] Ele “preparou um banquete nupcial para o seu filho”; ou seja, o Pai celebra as núpcias do Rei Seu Filho, a união da Igreja com Ele, no mistério da encarnação. E o seio da Virgem Maria foi o quarto nupcial deste Esposo. Por isso, há outro salmo que diz: “Do sol fez a Sua tenda, Ele mesmo é como um esposo que sai do seu pavilhão de núpcias” (Sl 18, 5-6). [...]

Ele mandou os servos convidar os amigos para esta boda. Enviou-os uma vez, e depois uma segunda vez, ou seja, primeiro os profetas, depois os apóstolos, a anunciar a encarnação do Senhor. [...] Pelos profetas, anunciou como futura a encarnação do Seu Filho único, pelos apóstolos pregou-a, depois de realizada.

“Mas eles, sem se importarem, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio”; ir para o campo consiste em prestar atenção exclusivamente às tarefas deste mundo; ir para o negócio consiste em procurar avidamente o próprio lucro nos negócios deste mundo. Um e outro esquecem o mistério da encarnação, não conformando a sua vida com ele. [...] Mais grave ainda é o caso daqueles que, não se contentando em desprezar os favores Daquele que os chama, ainda O perseguem. [...] Mas o Senhor não ficará com lugares vazios no festim das núpcias do Rei Seu Filho. Manda procurar outros convivas, porque a Palavra de Deus, permanecendo embora ainda ignorada por muitos, encontrará um dia onde repousar. [...]

Mas vós, irmãos, que pela graça de Deus já entrastes na sala do festim, isto é, na Santa Igreja, examinai-vos atentamente, não vá acontecer que, ao entrar, o Rei encontre algum reparo a fazer na veste da vossa alma. 


0 comentários: