TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
11 de fev. de 2016

Festa Litúrgica do Dia - Quinta-Feira, 11/02/2016



APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA EM LURDES
(11 de fevereiro)

Imagem da Imaculada Conceição,
na Gruta de Massabiele.

Lourdes é uma cidade situada no Sudeste da França, pertencente à diocese de Tarbes; dos santuários marianos, um dos mais frequentados. Segundo as declarações de Bernardete Soubirous, menina de 14 anos, filha de pobre moleiro do lugar, teve ela na gruta de Massabielle 18 aparições de Nossa Senhora, das quais a primeira foi em 11 de fevereiro de 1858 e a última em 16 de julho do mesmo ano.

No dia da primeira aparição, três meninas saíram da humilde casa de um desempregado, o moleiro Soubirous, para apanhar lenha às margens do rio Gave. Eram elas: Bernardete, a irmã Toinette e a amiga Jeanne Abadie. O tempo estava frio e nublado, e elas precisavam atravessar um riacho raso para chegar ao penhasco rochoso de Massabielle. Bernardete, por sofrer de asma, deteve-se ao longo da margem, enquanto as outras duas atravessaram o rio. Nisso, um súbito sussurro entre as árvores despertou a atenção de Bernardete, que ergueu o olhar e viu na cavidade da rocha uma “Senhora” jovem, belíssima, vestida de branco, que lhe sorria. A menina encontrou-se com as duas companheiras, contando-lhes o que viu.


Os pais, informados pela irmãzinha, proibiram Bernardete de voltar à gruta; depois, vendo-a em lágrimas, cederam e, no domingo, 18 de fevereiro, 20 pessoas para lá se dirigiram em companhia da vidente. A “Senhora” já estava esperando por ela, no que foi sua terceira aparição. Sorriu quando Bernardete borrifou a rocha com água benta: “Tu me queres fazer o favor”, disse-lhe, “de vir aqui a cada 15 dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro”.

No dia 21 de fevereiro, entre a multidão, achavam-se disfarçados três policiais e alguns funcionários do governo, notadamente antirreligioso. De repente, o rosto de Bernardete se iluminou e os homens descobriram a cabeça quando dos lábios da menina ouviram sair este grito: “Penitência!” No dia seguinte a Senhora mandou a Bernardete cavar a terra. Naquele momento esguichou água aos pés da pedra, causando espanto a todos diante das curas milagrosas logo obtidas por intermédio da fonte.

No dia 27 de fevereiro, a Senhora convidou a menina a beijar a terra como sinal de penitência pelos pecadores. E disse: “Tu mandarás o sacerdote construir aqui uma capela”. Mas o padre Peyramale não se mostrou amável com Bernardete: “Pergunta àquela Senhora como se chama”. Na noite entre 24 e 25 de março, Bernardete transmitiu à Senhora o pedido do pároco. “Eu sou a Imaculada Conceição”, respondeu-lhe a Senhora, no dialeto local occitano (Que Soy era Immaculada Concepciou). Uma resposta inesperada, ao menos nessa formulação, e o pároco, tocado, crê. Com efeito, quatro anos antes Pio IX proclamara solenemente o dogma da Imaculada, mas Bernardete — “a mais ingênua” dentre as adolescentes da paróquia, que não sabia nem ler nem escrever — por certo não tinha conhecimento algum deste dogma.

Santa Bernardete, à época das aparições.


Meses depois, o Bispo de Tarbes, em 28 de julho de 1858, nomeou uma Comissão que, durante 3 anos, examinou minuciosamente todos os fenômenos observados na gruta de Massabielle. Esta mesma comissão sujeitou Bernardete a rigorosas interrogações; estudou escrupulosamente todos os casos que havia de curas maravilhosas, de que se dizia, terem se dado em Lourdes. Os próprios médicos dos doentes favorecidos eram convidados para fazer as suas observações profissionais e se externar a respeito do restabelecimento, dito miraculoso pelos clientes.

No seu relatório final, publicado em janeiro de 1882, D. Laurence, Bispo de Tarbes, reconheceu o caráter sobrenatural das aparições e autorizou o culto público da Santíssima Virgem na gruta de Massabielle. A 04 de abril de 1864 foi colocada na gruta uma estátua da Imaculada Conceição, e em 02 de julho de 1876 sagrou-se a igreja construída no lugar indicado por Nossa Senhora. À mesma igreja o Papa Pio IX concedeu o título de Basílica, a qual enriqueceu muitos privilégios. Mais tarde, em 1886, começaram as obras da grandiosa Igreja do Rosário, que apresenta uma vasta rotunda com cúpula de 15 capelas. Cinco anos se trabalhou na construção deste santuário que, em 1910, foi sagrado e inaugurado.


Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, próximo à gruta.


Em 1891 foi estabelecida e autorizada a festa da Aparição da Imaculada Conceição na província eclesiástica de Auch, de que a diocese de Tarbes é sufragânea. Em 13 de novembro de 1907 foi esta festa estendida a toda Igreja. Já antes, em 1903, começaram a afluir a Lourdes as procissões não só de todas as regiões da França, mas também da Bélgica, da Holanda, da Alemanha, enfim de todos os países da Europa e de todo o mundo. Neste mesmo ano chegaram a Lourdes 4.271 comboios, dos quais 292 do estrangeiro, trazendo 3.817.000 romeiros. A afluência dos devotos, longe de no correr dos anos diminuir, aumentou continuamente. Contam-se centenas de milhares, quiçá milhões de pessoas que em Lourdes encontraram a paz da sua alma, alívio em seus sofrimentos corporais, espirituais, cura dos seus males.


Santa Bernardete, já como religiosa.


Por sua vez, Bernardete se fez religiosa da Congregação das irmãs de Caridade e do Ensino Cristão em 1865. Entrou no Convento de Nevers, onde professou votos em 22 de setembro de 1878. Muito sofreu, mas no meio dos sofrimentos físicos e morais conservou sempre a simplicidade, a mansidão e a humildade, virtudes que sempre a caracterizavam. Faleceu no Convento de Nevers aos 16 de abril de 1879.Em 14 de julho de 1925, o Papa Pio XI inseriu o nome da Irmã Maria Bernarda no catálogo dos Bem-aventurados e canonizou-a em 02 de julho de 1933.

(com informações da Página Oriente – apud “Na luz perpétua”
de Pe. Lehmann – e do Portal Paulinas, alterações a/c blog)

0 comentários: