TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
1 de fev. de 2016

Santo do Dia - Segunda-Feira, 01/02/2016



SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
(01 de fevereiro)

Martírio de Santo Inácio. Ícone anônimo.

Provavelmente nasceu na Síria e teria sido um discípulo de São Pedro e de São Paulo ou de João. Segundo Eusébio, Inácio foi o terceiro Bispo de Antioquia, e também era conhecido como Theophoros (Carregador de Deus). Foi sagrado bispo por São Pedro, antes deste deixar o leito de morte do seu antecessor, Santo Evódio. Inácio governou a Igreja particular de Antioquia por 40 anos. 

O seu principal feito e sua fama vêm do seu martírio. Durante a perseguição do Imperador Trajano, Inácio foi preso por 10 soldados, amarrado e levado para Roma. Os soldados embarcaram em um navio que navegou ao longo do sudoeste da costa da Saia Menor, em vez de irem direto para a Itália. Inácio, maltratado pelos seus captores, foi recebido por multidões de cristãos em cada porto que o barco aportava. Em uma das suas cartas ele diz: “Da Síria a Roma eu pareço estar lutando com bestas selvagens, noite e dia, na terra e no mar, parecem dez leopardos. Um monte de soldados cujo tratamento que me dão é cada vez pior, quando mais bondoso sou com eles.”

Em todas esta paradas pôde Santo Inácio reafirmar o fervor religioso nos vários portos ao longo do caminho, e em Esmirna ele se encontrou com São Policarpo, na época um jovem. Ainda escreveu várias cartas em Éfeso, e para as igrejas particulares de Magnésia e de Trales (cujos bispos vinham visitá-lo) e para os cristãos de Roma.

Os guardas estavam ansiosos para partir de Esmirna, de modo a chegarem logo em Roma antes que os jogos terminassem. Em Listra, antes de cruzar para a Europa, ele escreveu três cartas para os cristãos de Filadélfia e Esmirna dando adeus e conselhos ao Bispo Policarpo. Quando o navio chegou a Roma no ultimo dia dos jogos, Inácio pediu aos cristãos para não intervirem no seu martírio, dizendo que faria com que as feras o comessem bem depressa. Foi levado às pressas para o anfiteatro, onde foi morto por leões famintos na arena. Diz a tradição que, após sua morte, o seu coração tinha a imagem de Jesus impressa nele.

Sua relíquias estão na Catedral de São Pedro em Roma. Uma detalhada descrição da viagem é encontrada nos escritos de Agátopo e do diácono Filo, que estavam com ele e também escreveram sete cartas ditadas por ele de instruções a Igreja, e comentários sobre o Matrimônio, a Santíssima Trindade, a Encarnação do Verbo, a Redenção e a Eucaristia.

As cartas de Inácio estão entre os mais notáveis e valiosos documentos dos primeiros tempos da Igreja e dá uma preciosa luz às praticas e as crenças no primeiro século após a Ascensão de Jesus. Suas cartas são um vivo acesso a mente e a personalidade do homem que amou apaixonadamente a Jesus e dava expressões vívidas de sua fé.

Santo Inácio urgia os seus leitores a se unirem na Eucaristia sob a presidência do seu bispo. Ele chamava a Eucaristia “o remédio da imortalidade”, o “antídoto da morte”. Para ele “Jesus na cruz fisgou o demônio como um peixe, com a isca do seu próprio Corpo”. Também defendeu o Primado de Pedro: “Roma preside a Igreja na caridade” (Carta aos Romanos, Prólogo), a processão (procedência) intelectiva do Filho em relação ao Pai: “De fato, Jesus Cristo, nossa vida inseparável, é o pensamento do Pai” (Carta aos Efésios 3, 2).

Até mesmo o culto sagrado no Domingo, hodiernamente contestada pelos hereges sabatistas, foi defendido por Santo Inácio: “Aqueles que viviam na antiga ordem de coisas chegaram à nova esperança, e não observam mais o sábado, mas o dia do Senhor, em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte. Alguns negam isso, mas é por meio desse mistério que recebemos a fé e no qual perseveramos para ser discípulos de Jesus Cristo, nosso único Mestre.” (Carta aos Magnésios 9, 1)

A mais conhecida de suas cartas é a que ele enviou aos cristãos romanos.
Nela, ele os implora a não interferirem no seu martírio e declara ser apaixonadamente devoto a Cristo e que não quer perder a chance de ter uma morte violenta e diz: “Permitam-me seguir o exemplo do sofrimento do meu Deus e meu Senhor.”

Santo Inácio é mostrado na arte litúrgica da Igreja olhando a um crucifixo, ou com um leão ao seu lado, ou preso em correntes ou segurando um coração com IHS sobre ele, ou com um coração com o IHS rasgado por leões. Alguns o mostram com mostram a imagem de Jesus em seu coração. Há um ícone grego onde Inácio é mostrado com Santo Isaac da Síria. No calendário romano antigo, é comemorado a 01 de fevereiro, mesma data em que era festejado nos primeiros séculos do Cristianismo.

(com informações da página Cadê Meu Santo
e da Wikipedia, adaptações a/c blog)

0 comentários: