TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
26 de nov. de 2015

Santos do Dia - Quinta-Feira, 26/11/2015 - 2ª Parte

SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA
(26 de novembro)

Ícone de São Pedro de Alexandria ao lado direito de Cristo, aludindo à aparição
que teve antes de sofrer o martírio (ver explicação no texto abaixo).

Foi Patriarca de Alexandria e mártir. Sobre ele o historiador Eusébio de Cesareia escreveu: “Depois de Teonas, que exerceu seu ministério por 19 anos (282-300), Pedro ocupou a sede de Alexandria; também ele se distinguiu de modo particular durante doze anos. Por nem sequer três anos guiou a Igreja antes da perseguição; pelo resto da vida guiou-se a si mesmo em uma ascese bastante severa provendo ao bem comum das Igrejas abertamente. Por isto, no nono ano da perseguição, foi decapitado e ornado da coroa do martírio”.

Pedro voltou a Alexandria em 306, não só em meio às perseguições aos cristãos como também por ocasião de uma controvérsia levantada pelo bispo Melécio de Licópolis. Vários cristãos recorreram ao perdão da Igreja por terem escapado ao martírio mediante pagamento de propinas ou mesmo apostasia (quando forçados pelos perseguidores a cultuar ídolos pagãos), ao que Melécio - apoiado pelo bispo Ário (não se tem certeza de que é o mesmo heresiarca do Arianismo) - lhes recusava a absolvição, e quando muito exigia que os penitentes fossem rebatizados antes de serem perdoados. Quando o patriarca Pedro, em gesto de maior misericórdia e coerência com o Magistério da Igreja, proibiu o "rebatismo", foi desobedecido por Melécio. Tal situação ensejou a convocação do Concílio Plenário de Alexandria, o qual, por ocasião da Páscoa, emanou uma série de cânones confirmando a autoridade patriarcal (naquele tempo todos os coptas ainda estavam em comunhão com Roma), excomungando os bispos rebeldes.

Melécio e Ário então iniciaram o dito "cisma meleciano", passando não só a contestadores da hierarquia católica como também a perseguidores da Igreja, a tal ponto que Ário entregou o Patriarca de Alexandria aos perseguidores pagãos. Pouco antes de sua morte, Pedro teve uma visão de Cristo na forma de um menino com a túnica rasgada de alto a baixo, a dizer que o responsável por aquilo era Ário, por dividir sua Igreja ao meio; por esta razão, o santo é comumente retratado na iconografia oriental junto a esta aparição.

Em 311, Pedro — diz ainda Eusébio de Cesaréia — “foi conduzido para fora sem nenhum motivo declarado, contra todas as previsões; sem clamor e assim de improviso, como por ordem pessoal de Maximino, decapitaram-no”. Os cristãos coptas chamam-no “o selo e a conclusão da perseguição”, porque foi o último mártir de Alexandria.


(com informações do Portal Paulinas e da Wikipedia) 

0 comentários: