TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
18 de nov. de 2015

Festa Litúrgica do Dia - Quarta-Feira, 18/11/2015



DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO DO VATICANO E DE SÃO PAULO EXTRAMUROS
(18 de novembro)
A primeira Basílica de São Pedro do Vaticano,
construída por Constantino I.

O martírio de São Pedro teve lugar nos jardins adjacentes ao antigo Circo de Nero, na colina do Vaticano; também se sabe que São Pedro foi sepultado a menos de 150 metros de onde foi crucificado. Alguns autores sustentam que, no ano 258, transladaram temporalmente as relíquias de São Pedro e de São Paulo a uma catacumba pouco conhecida chamada São Sebastião, a fim de se evitar uma profanação, mas anos depois as relíquias foram devolvidas aos lugares em que se achavam antes. Escavações feitas durante o pontificado de Pio XII confirmaram que a atual Basílica Vaticana (séc. XVI-XVII) foi construída, como a anterior (séc. IV), sobre o túmulo de São Pedro.

No ano 323, Constantino começou a construir a basílica de São Pedro sobre o sepulcro do Apóstolo. Permaneceu idêntica por doze séculos e, pouco a pouco, os Papas foram estabelecendo junto a ela, ao pé da colina do Vaticano, sua residência, sobretudo depois do fim do cativeiro de Avignon/França, ocasião na qual se notaram na antiga "Basílica Constantiniana" sérios desgastes estruturais e risco de desabamento que praticamente exigiam sua reconstrução.

A atual Basílica de São Pedro do Vaticano,
construída entre os pontificados de Júlio II e Paulo V.

O projeto inicial de reforma, encomendado aos arquitetos Leon Battista Alberti e Bernardo Rossellino, previa a continuidade da antiga configuração espacial e volumétrica, com reforços estruturais e ampliações. Entretanto, no pontificado de Júlio II, decidiu-se pela demolição do antigo prédio e a construção de um novo em seu lugar. Em 1506 foi iniciada a construção da nova Basílica, projetada por Donato Bramante inicialmente com uma configuração em "cruz grega", mas posteriormente modificada para uma "cruz latina" após sucessivas alterações na planta (as duas últimas, por Michelangelo e Carlo Maderno, nesta ordem). A construção durou 120 anos. A nova basílica de São Pedro, tal como se vê hoje, foi consagrada por Urbano VIII em 18 de novembro de 1626, e o altar-mor foi construído sobre o sepulcro de Pedro.

Basílica de São Paulo Extramuros.

O martírio de São Paulo aconteceu a 11 quilômetros do de São Pedro, em Aquæ Salviæ (atualmente Tre Fontane), na Via Ostiense. O cadáver foi sepultado a três quilômetros dali e a dois da Muralha Aureliana (daí a expressão "Extramuros"), na propriedade de uma dama chamada Lucina, onde atualmente se situa a Basílica. Foram iniciadas escavações em 2002 e, em 2006, foi encontrado um túmulo com a inscrição "PAULO APOSTOLO MART" (Paulo, apóstolo mártir); este fato, bem como testes científicos apontando para o tempo do martírio do Apóstolo a idade dos restos mortais encontrados, indicam que se trata realmente do túmulo de São Paulo.

Quanto ao prédio em si (o da grande Basílica de São Paulo Extramuros), foi construído principalmente pelo imperador Teodósio I e pelo Papa São Leão Magno. Em 1823 a Basílica foi consumida por um incêndio. Reconstruiu-se, fazendo uma réplica da anterior, consagrada pelo Beato Papa Pio IX em 10 de dezembro de 1854, mas a data de sua comemoração se celebra no mesmo dia da dedicação de São Pedro do Vaticano, como o faz notar o Martirológio.

(com informações da agência ACI, da Wikipedia e
do Missal Romano Quotidiano de D. Gaspar OSB)

0 comentários: