TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
22 de nov. de 2014

24º E ÚLTIMO DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 26/11/2014 - Leituras e Comentário ao Evangelho


24º E ÚLTIMO DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe - Paramentos Verdes 

Para ler/baixar o Próprio completo da Missa do domingo, clique aqui.
A Destruição do Templo em Jerusalém. Óleo sobre tela por 
Nicolas Poussin (1867), Museu Kunsthistorisches, Viena/Áustria.


Epístola de São Paulo Apóstolo aos Colossenses 1, 9-14. 

Irmãos: Não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e inteligência espiritual: Levareis assim uma vida digna de Deus, agradecendo-lhe em tudo, frutificando em toda a sorte de boas obras, e crescendo no conhecimento de Deus. Fortificados, de todas as maneiras, segundo a medida do seu glorioso poder, mostrareis uma paciência e longanimidade a toda a prova e de rosto alegre, agradecendo a Deus Pai o ter-nos feito dignos de participar da luminosa herança dos santos; o ter-nos arrancado ao poder das trevas, e o ter-nos transferido para o reino de seu Filho estremecido, em Quem temos, pelo seu sangue, a redenção e o perdão dos pecados.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24, 15-35.

Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos: “Quando virdes, instalado no Lugar Santo – quem lê, que entenda... – aquela trágica abominação profetizada por Daniel, então quem se encontrar na Judeia fuja para as montanhas; quem estiver no terraço, não desça a tomar qualquer coisa da casa; quem se achar no campo, não volte atrás para apanhar o manto. Pior ainda para as que andarem grávidas e tiverem crianças de peito nesses dias! Pedi para não terdes que fugir no inverno, ou em dia de sábado! Com efeito, haverá, então, uma grande tribulação, tal como não houve desde o princípio do mundo, nem voltará a haver! A tal ponto que, se estes dias não fossem abreviados, não escaparia criatura alguma! Serão, todavia, abreviados, em atenção aos escolhidos. Se então vos disserem “Aqui está o Messias” ou “Ei-lo acolá”, não acrediteis. Porque hão de aparecer falsos messias e falsos profetas; e hão de fazer tais milagres e prodígios, que, se isso fosse possível, até arrastariam ao engano os próprios escolhidos. Ficai prevenidos. Se, portanto, vos disserem “Está no deserto!”, não saiais; (se vos disserem) “Está escondido!”, não acrediteis. Com efeito, como o raio sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem! Onde estiver o cadáver, aí se juntarão os milhafres [n.d.r.: um tipo de aves de rapina]... Imediatamente após a tribulação desses dias, o sol escurecer-se-á; a lua deixará de brilhar; os astros tombarão do céu, e as forças cósmicas serão abaladas! Aparecerá, então, no céu, o sinal do Filho do homem, começando a se lamentar todos os povos da terra ao fitarem o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e majestade grandiosos. Enviará, então, os seus anjos, ao som clamoroso de trombetas, e eles juntarão todos os escolhidos, a partir de todos os quadrantes da terra, duma extremidade à outra do horizonte. Tirai a lição do que se passa com a figueira: quando os ramos se lhe tornam tenros, e lhe apontam as folhas, já se sabe que está perto o verão. Assim vós, quando virdes tudo isto, já ficais sabendo que esse acontecimento já está próximo como se estivesse às vossas portas. Afirmo-vos solenemente que esta geração não morrerá sem que tudo isto se tenha dado. O Céu e a Terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia:
São Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
Catequeses Batismais, nº 15 - cf. tradução de Bouvet, Soleil levant 1961, pág. 330 rev. (disponível no site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum).

“O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não passarão” (Mt 24,35)

Nosso Senhor Jesus Cristo virá dos céus e virá no fim deste mundo, no último dia; porque este mundo terá um fim, e este mundo criado será renovado. Efetivamente, uma vez que a corrupção, o roubo, o adultério e toda a espécie de faltas se espalharam sobre a terra e “derramam sangue sobre sangue” (Os 4,2), para que esta admirável morada não permaneça cheia de injustiça, este mundo desaparecerá e surgirá outro mais belo. [...]

Escutai o que diz Isaías: “os céus enrolam-se como um pergaminho, os seus exércitos extinguem-se e caem como folhas mortas de vinha ou de figueira” (Is 34, 4). E o Evangelho diz: “o Sol irá escurecer-se, a Lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu” (Mt 24, 29). Não nos aflijamos como se fôssemos os únicos que têm de morrer: as estrelas também morrerão, mas talvez sejam ressuscitadas. O Senhor enrolará os céus, não para os destruir, mas para os ressuscitar mais belos. Escutai o que diz o profeta Davi: “Tu fundaste a terra desde o princípio e os céus são obra das Tuas mãos. Eles deixarão de existir, mas Tu permanecerás; [...] como um vestido que se muda, assim eles desaparecem. Mas Tu permaneces sempre o mesmo, os Teus anos não têm fim” (Sl 101, 26-28). [...]

Escutai ainda as palavras do Senhor: “O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não passarão” (Mt 24, 35); é que o peso das coisas criadas não se iguala ao das palavras do seu Senhor.

0 comentários: