TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
22 de out. de 2011

Maior do que ressuscitar mortos; maior do que curar cegos e coxos é curar a alma


Homilia da Missa do XVIII Domingo Pós Pentecostes


Pe. Marcelo Tenório


Ave Maria, gratia plena; Dominus tecum: benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui Iesus. Sancta Maria, Mater Dei ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae. Amen.


Está diante de Nosso Senhor um paralítico deitado em seu leito. Não é difícil imaginar uma grande multidão ao redor de Nosso Senhor. Não se sabe como conseguiram colocar esse paralítico próximo a Ele com tamanha multidão que O seguia...

Ora, o que aquele paralítico desejaria? Evidentemente, queria a cura física. Muitos vinham de todos os lugares, cegos, aleijados, coxos, todos com problemas físicos ou espirituais e outras coisas indesejáveis e queriam a cura. Nosso Senhor fala ao paralítico: “Tem coragem, tem confiança filho. São-te perdoados os teus pecados”. Nosso Senhor perdoa os pecados, mas, num primeiro momento, não cura a enfermidade, pois para Ele está claro: são os pecados que devem ser retirados, perdoados. O importante não é a cura física, mas a cura interior, a cura da alma, ou seja, a purificação plena da alma com a misericórdia de Nosso Senhor, com essa imensa graça que é o poder de perdoar os pecados.

Pois bem, parece um contrassenso de Nosso Senhor. Todos esperavam milagres, curas físicas. Nosso Senhor constrange as expectativas daqueles que estão ali, mas não só isso: Ele deseja, principalmente, atacar a hipocrisia dos fariseus.

Ali estavam os fariseus, os Escribas, os Doutores da Lei, não buscando a verdade, mas para “testar” Nosso Senhor. E Ele, com sua divina sabedoria, sabia bem a intenção daqueles; sabia que se escandalizariam muito mais se dissesse: “Seus pecados estão perdoados”.

“Mas como pode?!”, diriam, “Só Deus pode perdoar os pecados! Blasfemou! Blasfemou!”, disseram entre si. E Nosso Senhor, conhecendo o coração deles, interroga-os: “O que é mais fácil: Dizer ao paralítico: Teus pecados te são perdoados! Ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?”

Dizer que os pecados estão perdoados é muito fácil, mas não há mudanças aparentes. Mas ao dizer “levanta-te e anda”, o paralítico tem que se levantar e andar. Então, “Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: ‘Levanta-te’, disse ele ao paralítico, ‘toma o teu leito e vá para tua casa’. E imediatamente, o homem se levantou.

+++

Nosso Senhor não faz milagres de forma gratuita. No mundo de hoje se procura um Deus milagreiro; um Deus que faça espetáculos de poder. Não! Deus não costuma agir no extraordinário, pois que os milagres tem apenas a função de informar, confirmar alguma verdade. No entanto, é o ordinário que nos forma. Mas por que os milagres? Para que Deus possa assinalar [n.d.r.: confirmar] a sua doutrina.

Nosso Senhor fala muito claro: “Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados”, ou seja, o perdão dos pecados é muito mais importante, na ordem da graça, do que a cura física.

“Para que saibais que Eu tenho o poder de perdoar pecados, então levanta-te e anda”. É a autoridade divina, plena, suprema que realiza o milagre, pois Deus “assina” a Sua verdade com autênticos milagres.

+++

A Eucaristia... “Isto é o meu Corpo; Isto é o meu Sangue”, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor. Ele está verdadeiramente presente, é a Presença Real de Nosso Senhor na Hóstia consagrada. No momento da consagração, o que era pão já não é mais pão: é Carne; o que era vinho já não é mais vinho: é Sangue do Deus vivo! E ali está Cristo inteiro, em corpo, sangue, alma e divindade.

E Deus assina essa verdade com portentosos milagres eucarísticos, entre eles, o famoso “Milagre de Lanciano”, ocorrido no século VIII, na Itália. Até hoje a hóstia está ali, à vista de todos, transformada em carne e sangue de Nosso Senhor. Há treze séculos! Analisado pela ciência mais moderna, foi comprovado que a carne é do coração e tem o mesmo tipo sanguíneo do sangue, além de estarem num estado como se fosse de uma pessoa viva.

Milagres, assinaturas de Deus a uma verdade!

+++

Sobre a veneração que a Igreja desde o início teve pela a Mãe de Deus...

“Porei inimizade entre ti e a Mulher”, diz Deus no livro do Gênesis, dirigindo-se ao demônio. Portanto, há uma guerra, uma inimizade entre a serpente e a Mulher; entre a descendência da serpente e a da Mulher. Há uma guerra! Não há paz entre a mulher e a serpente, o demônio; não há paz entre a descendência da Mulher e a descendência da serpente. “Tu lhe ferirás o calcanhar e ela lhe esmagará a cabeça”.

Há uma geração da Mulher e é esta geração que A proclama Bem-aventurada por todas as gerações! E onde está quem a proclama Bem-aventurada? Somente na Igreja Católica Apostólica Romana, de forma que unicamente na Igreja Católica, onde está a verdade plena, encontramos os milagres autênticos.

O culto a Nossa Senhora, por exemplo, é assinado por muitos milagres de Deus, entre eles, o milagre de Nossa Senhora de Guadalupe. A imagem da mãe de Deus foi “impressa” na roupa [n.d.r.: poncho ou tilma, vestimenta tradicional mexicana] do índio. Nesta aparição inúmeros milagres foram testemunhados. E depois de tantos séculos [n.d.r.: 5 séculos], com o desenvolvimento da ciência, o “poncho” é analisado e nele constatam-se coisas impressionantes, como por exemplo, a pintura. Não é de origem mineral, nem vegetal, nem animal, ou seja, o material usado na pintura não é de origem natural. Algo sobrenatural, que não foi pintado, mas impresso, como uma fotografia; a imagem também permanece como que “flutuando” sobre o pano [n.d.r.: cientistas constataram que a pintura está a 3 décimos de milímetro distante da tilma]. Também uma Mulher [n.d.r.: Nossa Senhora] está “viva” naquela imagem, pois foi constatado que há temperatura em seu corpo; está grávida por que ouvem-se batimentos cardíacos em seu ventre; em seus olhos pode-se ver a cena em que o índio, Juan Diego, abre o pano, seu poncho, diante do Bispo. Esta cena aparece na pupila dos olhos da Virgem.

+++

Milagres que a ciência não tem como explicar, e tantos outros milagres com que Deus vai assinando a sua verdade, a sua doutrina.

É por este motivo que não existe, não pode existir, milagres fora da Igreja Católica, na mentira, no erro, na discórdia, na divisão. Deus não assina a mentira, logo, não existe, e nunca existirá, nenhum milagre fora da Igreja Católica. Por quê? Porque Deus não se contradiz. Deus não assina aquilo que é falso.

“Mas houve curas!”, dirão. Ora, curas psicossomáticas! A psicologia e a ciência podem curar, mas não podem fazer milagres. Milagres somente na Igreja Católica. Não existe nenhum milagre, nenhum conhecido que pela ciência tenha sido comprovado, certificado, fora da comunhão da Igreja. Por quê? Porque Deus realiza o que Ele fez na pessoa de seu Filho, Jesus: assina Sua obra com autênticos e verdadeiros milagres.

+++

Um dos maiores milagres que Nosso Senhor nos deixou é a Santa Missa, onde comungamos, verdadeiramente, Seu Corpo e Sangue. Também a confissão é um milagre realizado por Deus, através do sacerdote. Este é o maior dos milagres.  

Maior do que ressuscitar mortos, maior do que curar cegos e coxos é curar a alma.

São João Maria Vianney dizia aos seus paroquianos: “Ide, falai aos anjos, pedi aos anjos que vos deis o Pão dos Céus e eles vos dirão: ‘Não podemos’. Ide, pedi à Santíssima Virgem que perdoe os vossos pecados e Ela vos dirá: ‘Não posso’. Mas procurai o mais simples dos sacerdotes, só ele poder-vos-á dizer: ‘Os teus pecados estão todos perdoados’”.


Homilia proferida em 15 de Outubro de 2011, na festa de Santa Tereza D’Ávila.

______________________________________________________________________


LEITURAS

EPÍSTOLA 1ª DE SÃO PAULO APÓSTOLO AOS CORÍNTIOS I, 4-8

Irmãos: Dou graças incessantemente ao meu Deus por vós, por causa da graça de Deus, que vos foi dada em Jesus Cristo; porque em todas as coisas fostes enriquecidos nEle, em toda a palavra e em toda a ciência; assim foi confirmado entre vós o testemunho de Cristo, de maneira que nada vos falta em graça alguma, a vós que esperais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, (para que sejais) irrepreensíveis no dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS IX, 1-8

Naquele tempo: Subindo Jesus para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a sua cidade. E eis que lhe apresentaram um paralítico, que jazia no leito. E, vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados. E logo alguns dos escribas disseram no seu interior: Este blasfema. E, tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: Porque pensais mal nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: São-te perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, e caminha? Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados: Levanta-te, disse então ao paralítico, toma o teu leito, e vai para tua casa. E, vendo isto, as multidões temeram e glorificaram a Deus, que deu tal poder aos homens.

0 comentários: