TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
2 de mai. de 2015

INVENÇÃO DA SANTA CRUZ - 03/05/2015 - Leituras e Comentário


INVENÇÃO* DA SANTA CRUZ
(Próprio do Brasil - 03 de Maio)

No Brasil, Festa de 1ª Classe – Paramentos Vermelhos

NOTA: Suprime-se o 4º Domingo Após a Páscoa, em virtude de a Invenção da  Santa Cruz ser uma Festa de Nosso Senhor.

* Por "Invenção", entende-se aqui o descobrimento da Santa Cruz ocorrido no século IV em Jerusalém, por uma comitiva de Santa Helena, mãe do imperador Constantino, onde hoje se situa a Basílica do Santo Sepulcro. Para mais detalhes, ler o Comentário ao final do post. 

Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
A parte da Capela de Santa Helena, na Basílica do Santo Sepulcro
em Jerusalém, onde Santa Helena, mãe do imperador Constantino,
encontrou a Santa Cruz.


Epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses 2, 5-11.

Irmãos: Animai-vos dos sentimentos de Jesus Cristo, o Qual, apesar da sua natureza divina, sabendo que não era rapina julgar-Se igual a Deus, aniquilou-Se a Si mesmo, assumindo a natureza de escravo, tornando-Se semelhante aos homens, e como tal reconhecido. Humilhou-Se a Si mesmo, fazendo-Se obediente até à morte, - e morte de cruz! Foi por isso que Deus O glorificou, e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus todo o joelho se dobre, [ajoelhar-se], nos Céus, na Terra e nos Infernos, e toda a língua proclame que o Senhor, Jesus Cristo, está na glória do Pai.

(tradução extraída do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB – Abadia de Santo André – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 – com adaptações).


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3, 1-15.

Naquele tempo: Havia um homem dos fariseus, por nome Nicodemos, príncipe dos judeus. Este veio a Jesus de noite, e disse-lhe: "Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes se Deus não for com ele." Respondeu Jesus, e disse-lhe: "Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus." Perguntou Nicodemos a Jesus: "Como pode o homem nascer sendo já velho? Acaso pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e renascer?" Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade, te digo, que quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no reino de Deus. O que nasce da carne, é carne; o que nasce do Espírito, é espírito. Não te maravilhes do que te disse: 'necessário vos é nascer de novo'. O Espírito sopra aonde quer, e ouves sua voz, porém não sabes de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasce do Espírito Santo." Respondeu Nicodemos, e disse-lhe: "Como se pode fazer isto?" Respondeu Jesus, e disse-lhe: "Tu és mestre em Israel e não sabes isto? Em verdade, em verdade te digo que o que sabemos, isso falamos, e o que temos visto, isso testificamos; mas não aceitais nosso testemunho. Se coisas terrenas vos disse, e não credes, como crereis se vos falar das celestiais? E ninguém sobe ao Céu senão aquele que desceu do Céu, a saber o Filho do homem, que está no Céu. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."



(tradução extraída do "Manual do Christão" por Pe. Leonhard Goffiné OPraem –Trad. Rio de Janeiro, Brasil: Casa Central dos Padres Lazaristas, 1951 – com adaptações).


Comentário do dia:
Pe. Leonhard Goffiné (1648-1719), cônego regular premostratense
Manual do Christão, pág. 881-882 - Rio de Janeiro: Casa Central dos Padres Lazaristas, 1951; adaptações a/c blog.

Sobre a Invenção (ou Descoberta) da Santa Cruz

Vitorioso do cruel Maxêncio, o imperador Constantino, com o auxílio da Santa Cruz que no céu lhe aparecera refulgente com a inscrição "In hoc signo vinces" (Sob este sinal, vences), criou tal veneração para este augusto sinal, que mandou fosse cultuado em todo o Império Romano e que a ninguém mais se crucificasse.

Santa Helena, sua mãe, encaminhou-se para Jerusalém, apesar dos oitenta anos, com o intuito de visitar os santos lugares, descobrir o santo lenho em que foi morto nosso Redentor e erigir um templo magnífico sobre o Santo Sepulcro.

Sobre este tinha Adriano mandado levantar um templo à mais infame dos ídolos do paganismo - Vênus - cuja imagem a imperatriz mandou arrasar, e, depois de muitas escavações, apareceu a cova que recebera o corpo adorável de Jesus, e não longe acharam três cruzes que tinham ali enterrado depois do suplício, conforme o costume do tempo, bem como os cravos e o título da cruz do Senhor, mas em separado. 

Para tirar a dúvida de qual seria das três cruzes a verdadeira, ou seja, a que foi instrumento da Redenção, valeu-se a santa, a conselho do então Bispo de Jerusalém, São Macário, de um ato de fé cristã que foi prontamente recompensado.Estando prestes a morrer certa mulher de alta classe, fizeram-lhe tocar sucessivamente as três cruzes; o contato da terceira a deixou imediatamente sã.

Parte desta incomparável relíquia, Santa Helena mandou ao Imperador, seu filho, junto com os cravos; outra parte, deu a uma igreja de Roma, ainda conhecida com o título de Santa Cruz que possui também o sagrado título ou inscrição da Cruz; outra porção, notavelmente maior, foi entregue, em riquíssimo estojo de prata, ao Bispo de Jerusalém. Por ordem de Constantino, levantou o santo Prelado tempo suntuoso no lugar do Sepulcro, que foi consagrado no ano de 335.

Fragmentos sem conta destas sagradas relíquias estão hoje espalhados em toda parte do mundo cristão, onde são objeto da veneração e devoção dos fiéis.

 

0 comentários: