TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
21 de mar. de 2015

1º DOMINGO DA PAIXÃO - 22/03/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho


1º DOMINGO DA PAIXÃO

1ª Classe - Paramentos Roxos

Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
 
"Então pegaram em pedras para Lhe atirarem, mas Jesus encobriu-se 
e saiu do templo". (Jo 8, 59) Ilustração por René de Cramer.

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus 9, 11-15.

Irmãos: Cristo veio como Pontífice dos bens futuros; e, passando por um tabernáculo mais excelente e perfeito, não construído por mão de homem, isto é, não deste mundo, não foi com o sangue dos chibos ou dos bezerros, mas com o seu próprio sangue, que Ele entrou, de uma vez para sempre, no Santo dos Santos, depois de ter adquirido uma Redenção eterna. Com efeito, se o sangue dos chibos e dos touros, bem como a cinza de uma vitela, com que se aspergem os impuros, os santifica quanto à pureza do corpo, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Santo se ofereceu a Si mesmo, sem mácula, a Deus, não purificará a nossa consciência das obras da morte, para servir ao Deus vivo? É esta a razão por que Ele é o Mediador da Nova Aliança: morrendo para resgatar os pecados cometidos sob a primeira Aliança, quis que recebessem a herança eterna os escolhidos, a quem foi prometida, em Jesus Cristo Nosso Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8, 46-59.

Naquele tempo: Disse Jesus à multidão dos Judeus: “Qual de vós Me arguirá do pecado? Se Eu vos digo a verdade, porque não acreditais em Mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. Se vós as não ouvis, é porque não sois de Deus.” Responderam, então, os Judeus, e disseram-Lhe: “Não dizemos nós, com razão, que Tu és um samaritano, e que tens o demônio?” Jesus respondeu: “Eu não tenho o demônio; ao contrário, honro o meu Pai; vós é que Me desonrastes. Eu não busco a minha glória; há quem tome cuidado dela, e fará justiça. Em verdade, em verdade vos digo: Quem guardar a minha palavra, não verá a morte eterna.” Disseram-Lhe por isto os Judeus: “Agora é que conhecemos que estás possesso do demônio. Abraão morreu e os profetas, e Tu dizes: Quem guardar a minha palavra, nunca saberá o que é morte eterna. Porventura és Tu maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes Tu ser?” Jesus respondeu: “Se Eu me glorifico a Mim mesmo, não é nada a minha glória; meu Pai é que Me glorifica, Aquele mesmo que vós dizeis que é vosso Deus. Contudo vós não O conheceis. Eu sim, conheço-O; e se disser que não O conheço, serei mentiroso como vós. Mas conheço-O, e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, suspirou por ver o meu dia; viu-o, e ficou cheio de gozo.” Disseram-Lhe por isto os Judeus: “Tu ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?” Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse – Eu sou.” Então pegaram em pedras para Lhe atirarem, mas Jesus encobriu-se e saiu do Templo.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).



Comentário ao Evangelho  do dia:
Santo Ambrósio (aprox. 340-398), bispo de Milão, doutor da Igreja
Sobre Abraão, Livro I, 19-20 (extraído do site da Diocese de Cruzeiro do Sul/AC, apud Evangelho Quotidiano)

“Abraão viu o meu dia” (Rm 5,19)

Consideremos a recompensa que Abraão pede ao Senhor. Não Lhe pede riquezas, como um avaro, nem vida longa, como quem teme a morte, nem poder, antes pede um digno herdeiro do seu trabalho. “Que me dareis, Senhor Deus, vou-me sem filhos” (Gn 15, 2). […] Agar deu à luz um filho, Ismael, mas Deus diz-lhe: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que sairá das tuas entranhas” (Gn 15, 4). De quem fala Ele? Não se trata de Ismael, mas de Santo Isaac. […] Em Isaac, filho legítimo, podemos ver o verdadeiro filho legítimo, o Senhor Jesus Cristo, que, no começo do Evangelho de São Mateus, é chamado filho de Abraão (Mt 1, 1).

Ele mostrou ser um verdadeiro filho de Abraão, fazendo resplandecer a descendência do seu antepassado; foi graças a Ele que Abraão, olhando para o céu, pôde ver brilhar a sua posteridade como as estrelas (Gn 15,5). O apóstolo Paulo afirma: “Uma estrela difere da outra em resplendor. Assim também é a ressurreição dos mortos” (1 Co 15, 41-42). Ao associar à sua ressurreição os homens que a morte mantinha na terra, Cristo fê-los participar no reino dos céus.A filiação de Abraão apenas se propagou pela herança da fé, que nos prepara para o céu, nos aproxima dos anjos, nos eleva até às estrelas. Disse Deus: “’Será assim a tua descendência.’ Abraão confiou no Senhor” (Gn 15, 5-6).

Ele acreditou que, pela sua encarnação, Cristo seria seu herdeiro. Para to fazer compreender, o Senhor afirmou: “Abraão viu o Meu dia e alegrou-se.” Deus considerou-o justo porque não pediu explicações, antes acreditou sem a menor hesitação. É bom que a fé se sobreponha às explicações, pois de outro modo parecia que estávamos a exigi-las ao Senhor nosso Deus, como quem as exige a um homem. Que inconveniência, acreditar nos homens quando eles dão testemunho de outro, e não acreditar em Deus, quando fala de Si! Imitemos, pois, Abraão, para herdarmos o mundo pela justificação da fé, que o tornou a ele herdeiro da terra.

0 comentários: