TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
3 de ago. de 2012

Anunciada peregrinação a Roma dos fiéis da Missa Tridentina


Ano da Fé: anunciam o primeiro encontro dos fiéis do “Summorum Pontificum” a ser realizado em 3 de novembro no Vaticano. Espera-se que o Papa intervenha.
Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião (Pe. Marcelo Tenório)

Tradução do Blog "Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião".

Os fiéis que seguem a Missa antiga graças ao Motu Proprio “Summorum Pontificum” promulgado por Bento XVI em 2007 peregrinarão a Roma, por ocasião do Ano da Fé. A peregrinação será encerrada com uma celebração na Basílica de São Pedro. O anúncio se deu há algumas horas.

Graças à “iniciativa de diferentes representantes de grupos de fiéis leigos, como a Federação Internacional Una Voce e a Coordenação Nacional do Summorum Pontificum italiana, acaba de ser constituído em Roma o “Coetus internationalis pro Summorum Pontificum” de Sua Santidade Bento XVI, no Ano da Fé. A peregrinação será encerrada com uma celebração em São Pedro no sábado, 3 de novembro de 2012. A apresentação oficial do evento será em 10 de setembro.

O evento, explicam os organizadores, pretende ser uma “grande mobilização até Roma, levando em peregrinação e oração todos os fiéis devotos da sagrada liturgia e do Santo Padre, o Papa, quem, agora mais do que nunca, em tempos de ataques à sua sagrada pessoa, necessita de nossa manifestação unânime de afeto, obediência e apoio caritativo. Comecemos a organização”.

Não é a primeira vez que se celebra uma Missa em São Pedro segundo o rito romano de 1962, segundo o último missal que precedeu a reforma litúrgica pós conciliar. O cardeal alemão Walter Brandmüller presidiu uma [Missa antiga] no altar da Cátedra, em 17 de maio de 2011, por ocasião do encerramento de um congreso dedicado ao Motu Proprio Summorum Pontificum realizado em Roma.

Os organizadores não comentaram a respeito de um eventual encontro com o Papa, mas o “Coetus internationalis pro Summorum Pontificum” espera que Bento XVI possa estar presente de alguma maneira e que possa saudar os peregrinos que chegarão em Roma vindos de todos os rincões do planeta.

Em setembro de 2010, a três anos da entrada em vigor do Motu Proprio, foi realizado um estudo estatístico sobre a situação, difundido pelo grupo Paix Liturgique em uma newsletter. O Estudo, não somente quantitativo, mas também qualitativo, compreendia 30 países em que o catolicismo tem uma forte presença e levou em consideração o número de Missas antigas à disposição, os horários e a frequência das mesmas, para indicar, por exemplo, se se tratava de um horário adequado para as famílias. Revelou-se a situação na Espanha, Portugal, Irlanda, Suíca, República Tcheca, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Polônia, França, Países Baixos, Hungria, Áustria, Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Brasil, Argentina, Austrália, Índia, Filipinas, Nova Zelândia, África do Sul, Gabão e Nigéria.

Os dados foram corroborados por duas fontes independentes. A Missa Tridentina se celebra em 1444 lugares. Destes, 340 oferecem a Missa um vez na semana; 313 oferecem a Missa dominical, mas não semanalmente; 324 oferecem a Missa todos os domingos, mas em um horário que não é adequado para as famílias (isto é, fora do período que vai das 9 às 12 horas); os lugares em que se celebram Missas aos domingos em um horário adequado para as famílias são 467. Praticamente, há uma Missa “family friendly” em cada três (32,3%), enquanto que uma a cada quatro Missas não se celebra aos domingos.

A comparação com as Missas celebradas pela Fraternidade São Pio X é muito interessante. As Missas dos grupos “lefebvrianos” são 690 no total: praticamente uma em cada duas Missas celebradas segundo o Motu Proprio, em plena comunhão com Roma. Apesar das dificuldades e resistências, um número cada vez maior de pessoas vão conhecendo a Missa antiga.
______

Clique aqui para fazer o download do 'Motu Proprio Summorum Pontificum'.

2 comentários:

Unknown disse...

Salve Maria.

Comentando uma parte desta notícia:

"Não é a primeira vez que se celebra uma Missa em São Pedro segundo o rito romano de 1962, segundo o último missal que precedeu a reforma litúrgica pós conciliar. O cardeal alemão Walter Brandmüller presidiu uma [Missa antiga] no altar da Cátedra, em 17 de maio de 2011, por ocasião do encerramento de um congreso dedicado ao Motu Proprio Summorum Pontificum realizado em Roma."

Além desta Missa Pontifical, já há algum tempo a Missa Tridentina é celebrada na Basílica de São Pedro também diariamente, por vários padres, são geralmente Missas "sem canto" (também conhecidas como Missas "rezadas").

Pedro.

Sacerdos disse...

Caro Pedro,
Salve Maria.

Gratíssimos por sua observação que, na verdade, é também uma excelente notícia.

Rezemos pelo Santo Padre.

In Christe Fide,
Sacerdos