TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
2 de mai. de 2012

Domingo de Páscoa: “Ele não está mais aqui. Ele ressuscitou!”




Pe. Marcelo Tenório


A alegria do Domingo da Páscoa, após a Quaresma contemplando o Crucificado; a Quaresma, que nos foi proposta pela Santa Igreja para que possamos mudar a nossa vida; e, ontem, toda a Igreja diante do túmulo do Senhor, aguardando a Sua ressurreição. E, assim, a Igreja hoje pode cantar “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?”

No santo Evangelho que acabamos de escutar, as santas mulheres com Maria Madalena vão até o sepulcro. “Quem nos retirará a pedra?” São movidas pelo amor incondicional ao Mestre, a nosso Senhor: já que não conseguiram fazê-lo devido ao Shabbat, no primeiro dia da semana se dirigem ao sepulcro e levam aromas. E, quando chegam bem próximo do local, vem a indagação: “Quem nos tirará a pedra?” Mas a pedra estava removida; era uma pedra grande. Ficam assustadas, interrogativas. E, ao olharem para dentro do sepulcro, está um belíssimo jovem do lado direito. A palavra do jovem para aquelas mulheres: “Não vos assusteis.” Ou seja: “Não temais.” As palavras de Nosso Senhor durante as aparições que iremos ver com mais precisão na Oitava da Páscoa sempre é esta, além de “A paz esteja contigo”: “Não tenhais medo, não temais, não vos assusteis.”

A morte passou; “a morte, morreu”. Cristo matou a morte! O vencedor, o poderoso das batalhas, aniquilou a morte! Desce aos infernos para abrir as portas do paraíso, para destruir o limbo dos patriarcas e, assim todos podermos entrar na glória de Deus, deslumbrarmos Sua face sagrada, deslumbrarmos o Seu rosto, gozar das alegrias de seus mistérios e do seu convívio. De forma que a Igreja, na escuridão, na penumbra do pecado original, vê aos poucos a luz de Cristo adentrando nas trevas, dissipando tudo o que era obscuro, eis que tudo fica claro: “A noite será como o dia”, canta o Precônio da Páscoa. E a Igreja está tão exultante, mas tão exultante nesta salvação, na ressurreição do Cristo, que canta: “Ó feliz culpa de Adão, que nos mereceu um grande Salvador”!

“Vocês procuram o crucificado?” Perguntou o jovem. Era um anjo; mas por que jovem? São João viu um ancião, não um jovem. Nas suas visões em Apocalipse, São João verá sempre um ancião; aqui é um jovem. É um anjo, jovem, resplandecente do lado direito. “O Crucificado, vocês procuram? “Ele não está mais aqui. Ele ressuscitou!”

Na santa Missa de sempre [n.d.r.: Missa Tridentina], encontramos entre muitos grandes significados, o do lado direito e do lado esquerdo do altar. O lado da Epístola é justamente o do oriente [n.d.r.: a direção da Terra Santa], de onde vem para nós esta luz da verdade. E o Evangelho é proclamado aos incrédulos, aos pagãos, àqueles que precisam de conversão; por isto, a estante do Evangelho, do lado esquerdo do sacerdote, está sempre inclinada, não reta, como do lado direito do sacerdote. Por quê? Porque esta inclinação quer mostrar para nós que a palavra de Deus “se derrama”, o Ressuscitado deve ser conhecido pela sua palavra e a sua palavra aceita gera conversão e mudança de vida. O anjo está do lado direito do altar, não do lado esquerdo, pois do lado direito é de onde vem a salvação.

“O que vocês procuram aqui? O crucificado? Ele já não está mais aqui, Ele ressuscitou.” Cristo não está nos mortos! Cristo não está entre aqueles que desceram aos infernos. De forma alguma! Ele ressuscitou! E por isso nós somos chamados a ressuscitar. São Paulo nos diz: “Se ressuscitastes com Cristo, vós estais mortos.” Então, nós morremos [n.d.r.: para o mundo] no dia de nosso Batismo; mas, “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto”, não as coisas baixas. Quem está no alto? Deus. Quem está no baixo? O demônio. Então, buscai as coisas do alto, onde Deus está! Porque a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

E, na Epístola da santa Missa de hoje, vimos isso muito claramente: “Irmãos, purificai-vos do velho fermento.” É Páscoa! Não podemos colocar remendo novo em roupa velha, de forma alguma. Se ressuscitamos com Cristo pelo Batismo, é Páscoa em nós e já não podemos buscar o velho fermento. Muito pelo contrário! Busquemos o fermento novo, um fermento puro, a fim de que, conformando-nos a Ele, que é a vida, possamos em cada instante, em cada momento da nossa existência, viver a Páscoa em nossa alma, em nossa vida.

É sempre Páscoa na vida dos santos; embora haja tristezas, dissabores, sofrimentos, incompreensões e abandonos, é sempre Páscoa na vida dos santos. Ontem, a Igreja invocava a todos os santos, para que fizessem conosco a Vigília Pascal. Todos os santos viveram nas suas vidas a Páscoa do Senhor; desejaram ardentemente esta Páscoa e deram-se totalmente a fim de que, a cada instante, o Ressuscitado tomasse conta de suas vidas, de suas entranhas, de suas células, de todo o seu ser. A tal ponto que Santa Teresa d’Ávila pôde exclamar: “Morro porque não morro; vivo, mas já sem viver em mim”.

O desafio de cada um de nós, enquanto católicos, enquanto cristãos, é, justamente, seguir esta palavra do santo Evangelho, de não ficarmos entre os mortos, porque Ele não está entre os mortos – “Por que procurais aqui? Ele não está, Ele ressuscitou.”; e viver o que diz o Apóstolo – buscar as coisas do alto, ser o fermento novo, viver realmente a vida de ressuscitado. Porque viver a vida de ressuscitado é viver a morte batismal, a morte para o mundo, a morte para a concupiscência, a morte para tudo aquilo que nos afasta de Deus.

“Vós estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

Homilia proferida em 8 de abril de 2012, no Domingo de Páscoa.

0 comentários: