TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
14 de mai. de 2012

3º Domingo após a Páscoa: "A obediência é a alma de todo apostolado."



Pe. Marcelo Tenório

V. Ave Maria, Gratia plena, dominus tecum, benedicta tu in mulieribus, et benedictus frutus ventris tui Jesus.
R: Sancta Maria, mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostræ. Amen.

O que nós queremos? Alegria, ou contentamento? São coisas diversas: alegria em Deus – tanto que, há dois Domingos a Igreja celebra essa alegria no Senhor. Alegria é aquilo que vem do Senhor, e que nos é dado “como prêmio” dos nossos esforços, por vivermos em Deus; é um esforço, uma ascese. Buscar viver em Deus é romper com tudo aquilo que nos afasta dEle. Isso nos custa, porque vivemos na carne, e isso nos faz sofrer.

Certa vez, Santa Terezinha cuidando de uma irmã idosa em seu convento no frio de Lisieux; sozinha naquela enfermaria escutou ao longe música de festa. E, por um segundo, como que assaltada por uma saudade das coisas do mundo, das festas, das danças, do conforto, já que se encontrava num convento pobre e frio, como são naturalmente frios os interiores das igrejas. Mas, logo em seguida, lembrou-se que tinha escolhido a melhor parte: sua carne sofria, desejaria estar do outro lado dos muros; mas de repente lhe veio a sanidade espiritual – “Não, aqui mesmo é o meu lugar.” Então há sofrimento, mas a alegria é profunda; esta alegria em Deus, que já que vivemos neste mundo, ninguém pode tirar. Aqueles que buscam a Deus de acordo com essa palavra, embora em meio a sofrimentos e incompreensões – os rótulos que o mundo pagão nos dá – possuem uma profunda alegria.

É o que dizia São Francisco: “A profunda alegria está justamente em sofrer, em não compactuar com o espírito deste mundo.” Por isso, Nosso Senhor nos diz: “Ainda um pouco de tempo, e não mais me vereis.” Nosso Senhor está preparando os apóstolos para a sua Ascensão. Hoje você chora, e o mundo se alegra; amanhã o mundo chorará e vocês estarão felizes. Hoje os cristãos choram: renunciam a isto, renunciam àquilo, deixam de lado tudo aquilo que pode nos tirar de Deus, embora seja bom para a carne. É uma constante luta, como nos fala o belíssimo Hino do Apostolado da Oração, mas depois a nossa alegria será completa.

Enquanto sofremos, o mundo se alegra. Mas chegará o dia em que esse mundo chorará. Entretanto, a chave para que estejamos sempre no Senhor, e para que a nossa alegria seja realmente completa, e que não seja jamais tirada (como Nosso Senhor coloca no Evangelho) está na Epístola: a obediência. Servir ao Senhor de verdade. Não ter vida dupla. Não “mentir ao Senhor pela tonsura”, como repreende São Bento aos seus monges. (Os monges que mentem a Deus pela tonsura são os que tem jeito de monge, cara de monge, tonsura de monge, mas não são monges.” Cristão que tem jeito de cristão, cara de cristão, tem a “unção” do Cristo... e não vivem como cristãos! Vivem sob um véu que encobre as coisas más que já deveriam ter sido eliminadas.

E o centro é a obediência: obediência à verdade de Deus anunciada pela Igreja. Obediência aos nossos superiores diretos, ao nosso confessor, ao nosso diretor espiritual. O grande pecado do demônio é o orgulho que gera a desobediência. Pela desobediência presenciamos, através da história, os protestantes. O que aconteceu com eles? Fragmentaram-se. Só em Campo Grande hoje é impossível contar o número de seitas protestantes... É a desobediência!

Assim acontece com aquela alma que é desobediente e que não quer seguir os ensinamentos diretos de Cristo através de seus superiores, que não buscam obedecer a Nosso Senhor vivendo o seu apostolado.

Quem já viu católicos que vivem feito satélites: hora vêm aqui na Missa, hora vai aqui e acolá, compromisso nenhum tem com Paróquia, nem tampouco com apostolado nenhum? Que tipo de católico é esse? Para que serve? Não serve para nada. Onde é que está o seu apostolado? Em que está engajado? Está trabalhando em quê? Só vem receber as dádivas de Deus. E onde está a sua parte no sacrifício, na cruz, no apostolado, no trabalho apostólico, onde é que se encontra? Isso é extremamente importante; é a voz de Cristo através da Igreja que nos convida a trabalharmos com a Igreja e pela Igreja na instauração do reino de Deus.

A obediência é a alma de todo apostolado. Por que não obedecemos à voz de Deus que nos convida? E por que não obedecemos à voz de nosso confessor que nos manda fazer tal coisa, ou parar de fazer tal coisa? E por que não obedecemos à voz de nosso diretor espiritual? Ou melhor, temos diretor espiritual? Ou somos cegos guiando-nos, ou seguindo-nos a nós mesmos?

O santo Evangelho de hoje é muito claro para nós. Para que a vossa alegria seja completa, para que possamos, enquanto o mundo pagão irá chorar, estar felizes, porque passou o choro e a ascese, porque passou todo o tempo de trabalho interior e exterior, e agora possamos gozar das alegrias celestes. Esta é, para nós, a vontade de Deus. Custa? Custa! Nosso Senhor não prometeu a ninguém vida fácil. Muito pelo contrário: prometeu-nos o cêntuplo com perseguições!

Que a Epístola e também o santo Evangelho deste Terceiro Domingo Após a Páscoa iluminem toda a nossa semana, e que com estas sagradas letras possamos refletir sobre a nossa vida, sobre a alegria ou o contentamento, sobre o que estamos realmente escolhendo para nós, em que estamos construindo a nossa existência.

Homilia proferida em 29 de Abril e 2012.

1 comentários:

Lourdes Maria disse...

Que reflexão linda e profunda. Vou levar ao meu grupo de canto de minha paróquia.