TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
27 de set. de 2015

18º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 27/09/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



18º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
“Meu filho, teus pecados te são perdoados.” (Mt 9, 2)
A cura do paralítico de Cafarnaum,
ilustrada por René de Cramer.


1ª Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios 1, 4-8.

Irmãos: Dou incessantemente graças a Deus no que se refere a vós, pela graça de Deus que nos foi dada em Jesus Cristo: n’Ele fostes enriquecidos de todas as coisas, quer nas da palavra, quer nas da ciência. Foi desta forma que entre vós se confirmou o testemunho de Cristo, a ponto de nada vos faltar em qualquer graça, na expectativa em que estais da manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Ele que vos manterá firmes até ao fim, para vos encontrardes irrepreensíveis nesse dia de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 1-8.

Naquele tempo: Tendo subido para um pequena barca, tornou Jesus a atravessar o lago, voltando à sua cidade [de Cafarnaum]. Eis senão quando, apresentaram-Lhe um paralítico, estendido no seu leito. Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: “Tem confiança, filho: São-te perdoados os teus pecados.” “Este homem blasfema! disseram logo alguns escribas, de si para si. Jesus, que conhecia os seus pensamentos, observou: “Para que estais a pensar mal nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: Sao-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e caminha? Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados,” – disse, então, ao paralítico: “Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” E ele levantou-se, e foi para sua casa! Ao verem isto, as multidões ficaram cheias de espanto, e glorificavam a Deus, por ter dado tamanho poder aos homens.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia:
São João Crisóstomo (aprox. 345-407), presbítero de Antioquia, depois bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre São Mateus, 29, 2 (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum; acesso em 12/09/2013 às 22:13h).


“Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados”

Os escribas defendiam que apenas Deus podia perdoar os pecados. Jesus, antes mesmo de os perdoar, revela o segredo dos corações, demonstrando assim que também Ele possuía esse poder reservado a Deus [...], porque está escrito: “Só vós, Senhor, conheceis os segredos humanos” (2Cr 6,30) e “o homem vê o rosto, mas Deus vê o coração” (1Sm 16,7). Jesus revela, portanto, a sua divindade e a sua igualdade com o Pai mostrando aos escribas o que lhes ia no fundo do coração e divulgando-lhes pensamentos que eles não ousariam dizer em público com medo da multidão. E o faz com total doçura. [...]

O paralítico podia ter manifestado a sua incredulidade em Cristo dizendo-Lhe apenas: “Muito bem! Vieste curar outra doença e sarar outro mal, o pecado. Que prova tenho eu de que os meus pecados são perdoados?” Ora, não é nada disso que acontece; ele confia-se Àquele que tem o poder de curar. [...]

Cristo diz aos escribas: “Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados te são perdoados’, ou ‘Toma o teu leito e vai para tua casa’?” Dito doutra maneira: Que vos parece que é mais fácil? Restabelecer um corpo paralisado ou perdoar os pecados da alma? Evidentemente que é curar o corpo, uma vez que o perdão dos pecados ultrapassa essa cura, dado a alma ser superior ao corpo. Mas porque uma destas obras é visível, e a outra não, levarei a cabo precisamente a que é visível e menor, para assim comprovar a invisível e maior. E nesse momento, pelas suas obras, Jesus dá testemunho de ser “Aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

0 comentários: