TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
1 de abr. de 2015

QUINTA-FEIRA SANTA - 02/04/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho


MISSA IN CENA DOMINI
(5ª Feira Santa)

1ª Classe – Paramentos Brancos

Instituição da Eucaristia. Afresco por Fra Angelico.



AGENDA PARA A QUINTA-FEIRA SANTA:

- 17:00 h – Missa Tridentina Cantada da Ceia do Senhor.

- 18:00 h (previsto) – Vigília no Altar de Reposição (Sala São Sebastião, no Centro Catequético Emaús), após a Trasladação do Santíssimo Sacramento.


LIVRETO COM A LITURGIA COMPLETA DA QUINTA-FEIRA SANTA:

Clique aqui.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO TRÍDUO PASCAL:

Clique aqui.


LEITURAS E COMENTÁRIO AO EVANGELHO:


Epístola 1ª de São Paulo Apóstolo aos Coríntios 2, 20-32.

Irmãos: Quando vos reunis, já não estais a celebrar a refeição do Senhor, porque, à mesa, cada qual começa a tomar a sua própria refeição, de modo que uns têm fome enquanto outros se enfartam! Porventura não tendes vós casas, para lá comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus, e quereis humilhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo! Com efeito, eu recebi do Senhor aquilo mesmo que vos transmiti, isto é, que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Tomai e comei; isto é o meu corpo que será entregue por vós; fazei isto em memória de Mim.” Igualmente também, depois de ter ceado, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto em memória de Mim, todas as vezes que o beberdes: Porque todas as vezes que comerdes este pão, e beberdes este cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.” É por isto que, todo aquele que comer este pão, e beber o cálice indignamente, será réu para com o corpo e sangue do Senhor. Examine-se, pois, cada um a si mesmo, e que só então coma deste pão e beba deste cálice, porque todo aquele que come e bebe indignamente, come e bebe a sua própria condenação, não distinguindo o corpo do Senhor. É por isso que há entre vós muitos doentes e sem forças, e que muitos morrem. Se nós nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos com certeza julgados. O Senhor, porém, julga-nos e castiga-nos, para não sermos condenados com este Mundo.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13, 1-15.

O Lava-Pés. Afresco por Giotto.

Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, como que esgotou a sua capacidade de amar: Durante a ceia, quando o demônio já tinha posto, no coração de Judas, o Iscariotes, filho de Simão, o desígnio de O entregar, sabendo que o Pai tinha posto nas suas mãos todas as coisas, e que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-Se da mesa, depôs o seu manto, e, pegando numa toalha, cingiu-Se. Depois, lançou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a limpar-lhos com a toalha com que estava cingido. Quando chegou a Simão Pedro, disse-Lhe Pedro: “Senhor, Vós a lavar-me os pés?!” Respondeu-lhe Jesus:  “O que Eu faço, tu não o compreendes agora; mas compreendê-lo-ás depois.” Replicou-Lhe Pedro: “Nunca, por nunca, me lavareis os pés!” Respondeu-lhe Jesus: “Se Eu tos não lavar, não terás parte coMigo.” Disse-Lhe Simão Pedro: “Então, Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” Observou-lhe Jesus: “Aquele que está lavado não tem necessidade senão de lavar os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.” Com efeito, Ele sabia quem é que havia de O entregar: foi por isso que disse: ‘Vós não estais todos limpos!’ Depois de lhes lavar os pés, pegou no manto e, pondo-Se de novo à mesa, disse-lhes:  “Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros: Dei-vos o exemplo, para que, como Eu vos fiz, assim vós façais também.”

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).




Comentário ao Evangelho do dia:
São João Maria Vianney (aprox. 1786 - 1859), padre diocesano, cura (pároco) de Ars/França.
Sermão para a Quinta-Feira Santa (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

“Amou-os até o fim.”

Que amor, que caridade, a de Jesus Cristo, em ter escolhido a véspera do dia em que ia ser morto para instituir um sacramento por meio do qual permanecerá entre nós, como Pai, como Consolador, e como toda a nossa felicidade! Mais felizes ainda do que aqueles que O conheceram na Sua vida mortal pois, estando Ele num só lugar, tinham de se deslocar de longe para terem a felicidade de O ver, nós encontramo-Lo em toda a parte, e essa felicidade foi-nos prometida até ao fim do mundo. Ó imenso amor de Deus pelas Suas criaturas!

Não, nada pode detê-Lo, quando quer mostrar-nos a grandeza do Seu amor. Neste momento de felicidade para nós, toda a Jerusalém está a ferro e fogo, a populaça está enfurecida, todos conspiram para a Sua perda, todos querem verter o Seu adorável sangue - e é precisamente nesse momento que Ele prepara para eles, como para nós, a prova mais inefável do Seu amor.

0 comentários: