TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
26 de fev. de 2015

SEXTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DA QUARESMA - 27/02/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



6ª FEIRA DAS TÊMPORAS DA QUARESMA

Féria de 2ª Classe - Paramentos Roxos

Para ler/imprimir o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
Jesus cura o cego à piscina de Betsaida.
Pintura a óleo por El Greco, cerca de 1570.

Epístola: Livro do Profeta Ezequiel 18, 20-28.

É isto o que diz o Senhor Deus: Quem pecar, morrerá. O filho não levará os pecados do pai, nem o pai levará os pecados do filho; a justiça do justo será para ele, e a impiedade do ímpio será par ele. Mas se o ímpio fizer penitência de todos os pecados que cometeu, e se guardar todos os meus preceitos, e proceder conforme a equidade e a justiça, viverá certissimamente, e não morrerá: Não mais me lembrarei dos pecados que cometeu, viverá por causa da justiça que praticou. Porventura é da minha vontade a morte do ímpio, diz o Senhor Deus, e não quero Eu antes que ele deixe os seus maus caminhos, e viva? Mas se o justo se apartar da sua justiça e vier a fazer o mal, imitando todas as abominações que o ímpio costuma praticar, porventura viverá?! Serão esquecidas todas as obras de justiça que tiver praticado: por causa da prevaricação em que caiu, e do pecado que cometeu, por causa disto morrerá. Vós, porém, dissestes: O caminho do Senhor não é justo! Ouvi, pois, casa de Israel: Porventura o meu caminho não é justo?! Não são antes os vossos que estão corrompidos? Porque, quando o justo abandona a justiça, e co mete a iniquidade, morre nesse estado, morre por causa das injustiças que cometeu. E quando o ímpio se apartar da impiedade que cometeu, e proceder segundo a equidade e a justiça, fará viver a sua alma; já que, reconsiderando, renunciou a todos os pecados cometidos, viverá certissimamente, e não morrerá, diz o Senhor onipotente.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5, 1-15.

Naquele tempo: Houve uma festa dos Judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, há em Jerusalém a piscina Probática, que em hebraico se chama Betsaida, composta de cinco pórticos. Nestes jazia uma grande multidão de enfermos, de cegos, de coxos, de paralíticos, os quais esperavam o movimento da água. Porque o Anjo do Senhor descia de tempos em tempos à piscina, e a água movia-se. E o primeiro que descesse à piscina depois do movimento da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Ora, estava ali um homem que há trinta e oito anos se encontrava enfermo. Jesus, vendo-o deitado, e sabendo que estava assim há muito, disse-lhe: “Queres ficar são?” O enfermo respondeu-Lhe : “Eu, Senhor, não tenho uma pessoa que me meta na piscina, quando a água se move; porque, enquanto eu vou, outro desce primeiro do que eu.” Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito, e caminha.” E, no mesmo instante, ficou são aquele homem, e tomou o seu leito, e começou a andar. Ora, aquele dia era um sábado. Diziam, por isso, os Judeus, ao que tinha sido curado: “É sábado; não te é lícito transportar o teu leito.” Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou, disse-me: Toma o teu leito, e anda.” Perguntaram-lhe então: “Quem é esse homem que te disse: 'Toma o teu leito e anda?' ” Porém, o que tinha sido curado, não sabia Quem era, porque Jesus tinha se retirado da multidão que se juntou naquele lugar. Depois disto, Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: “Eis que estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” O homem, então, foi anunciar aos Judeus que era Jesus quem o tinha curado.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia
Santo Ambrósio (aprox. 340- 397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Sobre os Mistérios, 24s - Trad. Breviário rev.
(extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

“Queres ficar são?”

O paralítico da piscina de Betzatá esperava um homem [para o ajudar a descer à piscina]. Quem era esse homem, a não ser o Senhor Jesus, nascido da Virgem? Com a Sua vinda, Ele não prefigurou apenas a cura de algumas pessoas; Ele era a própria verdade que cura todos os homens. Por conseguinte, era Ele que se esperava que descesse, Ele de Quem Deus Pai disse a João Baptista: “Aquele sobre Quem vires o Espírito descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo” (Jo 1, 33). [...] Então, por que desceu o Espírito como uma pomba, se não para que tu a visses e reconhecesses que a pomba enviada da arca por Noé, o justo, era uma imagem desta outra pomba, de modo a que nela reconhecesses a prefiguração do sacramento do Batismo? [...]

Podes estar ainda na dúvida, quando o Pai proclama para ti de maneira indubitável no Evangelho: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o Meu agrado” (Mt 3, 17); quando o Filho o proclama, Ele sobre Quem o Espírito Santo se manifestou sob forma de pomba; quando o Espírito Santo também o proclama, Ele que desceu sob forma de pomba; quando David o proclama: “A voz do Senhor ressoa sobre as águas, o Deus glorioso faz ecoar o seu trovão, o Senhor está sobre a vastidão das águas” (Sl 28, 3)? A Escritura atesta também que, às preces de Gedeão, o fogo desceu do céu (cf. Jz 6, 21); e que, à prece de Elias, o fogo foi enviado para consagrar o sacrifício (cf. 1Rs 18, 38).

Não consideres o mérito pessoal dos sacerdotes, mas a sua função [...]. Por conseguinte, acredita que o Senhor Jesus está lá, invocado pela oração dos sacerdotes, Ele que disse: “Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18, 20). Por maioria de razão, onde está a Igreja, onde estão os mistérios, é lá que Ele se digna conceder-nos a Sua presença. Desceste ao batistério. Recorda o que disseste: que crês no Pai, que crês no Filho, que crês no Espírito Santo. [...] Pelo mesmo compromisso da tua palavra, quiseste crer no Filho da mesma maneira que crês no Pai, acreditar no Espírito Santo da mesma maneira que crês no filho, apenas com a diferença que professas que é necessário crer na cruz do único Senhor Jesus.

0 comentários: