TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
28 de set. de 2014

16º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 28/09/2014 - Leituras e Comentário



16º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio completo da Missa do domingo, clique aqui.

Jesus cura o hidrópico em dia de sábado. Alto-relevo em parte do
arco da porta da Catedral de Astorga, norte da Espanha.


Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 3, 13-21.

Irmãos: Rogo-vos que não desanimeis por causa das tribulações que suporto por vós; elas são a vossa glória. Por este motivo, ajoelho-me diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Quem deriva toda a paternidade, no céu e na terra. Que Ele vos conceda, segundo as riquezas da sua glória, o serdes vigorosamente fortalecidos pelo seu Espírito, em ordem ao homem interior [o homem renovado pelo Batismo, n.d.t.]; e que Cristo habite, pela fé, em vossos corações, para que, assim enraizados e alicerçados na caridade, possais compreender, com todos os santos, qual a latitude e a longitude, a altura e a profundidade [infinitos do plano divino, n.d.t.]; e conhecer igualmente aquele amor de Cristo, infinitamente superior a toda a ciência, a fim de ficardes cheios da total plenitude de Deus! E Àquele que, pelo poder que age em nós, é capaz de ir infinitamente além do que nós pedimos ou podemos imaginar, seja dada a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações até ao fim dos séculos. Amém.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1-11.

Naquele tempo: Tendo Jesus entrado na casa de um dos principais fariseus, num sábado, para comer, eles espiavam-no! Precisamente então, estava ali, à sua frente, um hidrópico [a hidropisia é um edema, um inchaço de líquido, em certas cavidades do corpo ou na barriga, n.d.r.]. Dirigindo-se aos doutores da lei e aos fariseus, perguntou-lhes Jesus: “É lícito, ou não, curar no dia de sábado?” Ficaram calados. Ele, porém, pegando o doente pela mão, curou-o, e mandou-o embora. Em seguida, observou-lhes: “Quem. é que, dentre vós, se lhe cair um jumento ou um boi no poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?” E eles nada podiam responder a isto! Depois, visando o modo como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes ainda esta parábola: “Quando fores convidado para um jantar de boda, não te recostes no primeiro lugar; porque pode ser que outra pessoa, de mais consideração do que tu, tenha sido convidada pelo dono da casa, e que, vindo este que te convidou a ti e a ele, te diga: ‘Cede o lugar a este’; e tu, corrido de vergonha, passes a ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: ‘Amigo, vem mais para cima’. Então ver-te-ás honrado na presença dos outros que também estiverem recostados à mesa: Porque todo o que se exalta será humilhado; e todo o que se humilha será exaltado.”

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia:
Beato Guerric de Igny (aprox. 1080-1157), abade cisterciense
Texto extraído do Lectionnaire, pág. 299 (disponível no site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum; acesso em 06/09/2013, às 16:10h).

Jesus à mesa com os fariseus

O Criador eterno e invisível do mundo, dispondo-Se a salvar o gênero humano que se arrastava ao longo dos tempos sujeito às duras leis da morte, “nestes tempos que são os últimos” (Heb 1, 2) dignou-Se encarnar [...], para resgatar, na Sua clemência, os que na Sua justiça havia condenado. Para mostrar a profundidade do Seu amor por nós, não apenas Se fez homem, mas homem pobre e humilde, para que, ao aproximar-Se de nós na Sua pobreza, nos levasse a ter parte nas Suas riquezas (2 Cor 8, 9). Fez-Se tão pobre por nós, que não tinha onde repousar a cabeça: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8, 20).

Foi por isso que aceitou ir comer uma refeição com os que O convidaram, não pelo gosto imoderado da comida, mas para aí ensinar a salvação e suscitar a fé. E encheu os convivas de luz pelos Seus milagres. E os servos, que estavam ocupados no interior e não tinham a liberdade de chegar perto Dele, ouviram a palavra da salvação. Com efeito, Ele não menosprezava ninguém, ninguém era indigno do Seu amor porque “Vós tendes compaixão de todos, [...] amais tudo o que existe, e não aborreceis nada do que fizestes” (Sab 11, 23-24).

Portanto, para realizar a Sua obra de salvação, o Senhor entrou, num sábado, na casa de um fariseu importante. Os escribas e os fariseus observavam-No para O poderem repreender, a fim de que, se Ele curasse o hidrópico, O poderem acusar de violar a Lei e, se não o curasse, O acusarem de impiedade ou fraqueza. [...] Pela luz puríssima da Sua palavra de verdade, viram desvanecerem-se todas as trevas da sua mentira.

0 comentários: