TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
26 de set. de 2011

A palavra de Deus é uma espada que deve penetrar em nossa alma


Homilia da Missa do XVI Domingo Pós Pentecostes

Pe. Marcelo Tenório

Ave Maria, gratia plena; Dominus tecum: benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui Iesus. Sancta Maria, Mater Dei ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae. Amen.

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor fala duas coisas extremamente importantes.

A primeira, em relação à lei: Ele é o Senhor de tudo e também do sábado. Estava diante dos fariseus, dos mestres da Lei, daqueles que "seguiam" todos os preceitos judaicos – pelo menos exortavam ao povo que seguisse (...). Dos grandes milagres de Nosso Senhor, é sobretudo contra os fariseus; a eles, Nosso Senhor dirigiu grandes e fortes palavras, violentas palavras, entre elas, “raça de víboras”, ainda “sepulcros caiados, por fora são formosos, mas por dentro, cheios de podridão”, “quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?” As palavras mais violentas de Nosso Senhor, na Sagrada Escritura, no Novo Testamento, nos Santos Evangelhos, essas palavras justamente são para os fariseus, não porque fossem mestres da Lei – de certa forma foram os fariseus que preservaram o povo de Deus da idolatria. De certa forma... Mas Nosso Senhor não admitia a sua hipocrisia: pregavam, mas não faziam; impunham aos outros grandes pesos, quando na verdade, não seguiam a lei e o testemunho que defendiam.

Um momento claro disso é a famosa cena do “Daí a César o que é de César”: os fariseus pregavam, por esta Lei, que ninguém poderia entrar no templo com a moeda romana já que o Império não aceitava o culto de Deus. Era considerado impuro todo aquele que tivesse com a moeda do Império, império pagão... Então ao entrar no templo, teriam que fazer câmbio, troca das moedas: deixavam as moedas [n.d.r.:do Império] no templo (na parte de baixo), e recebiam as moedas sagradas do templo. Quando os fariseus querem pôr Jesus à prova – “Mestre, é lícito ou não é lícito pagar imposto a César?” – Nosso Senhor tira uma moeda. Por quê? Para desmascará-los! Para que, diante de todo mundo, eles fossem desmascarados, na sua hipocrisia, na sua farsa. Jamais um fariseu, um doutor da lei, poderia estar dentro do templo com moedas romanas. E Nosso Senhor ainda pergunta: “O que tem na moeda? De quem é o desenho na moeda?” Claro, (de) César. Aquele fariseu ficou extremamente injuriado por Nosso Senhor; e Nosso Senhor juntou: “Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus”.

Aqui [n.d.r.: no Evangelho deste Domingo] é Nosso Senhor quem provoca. Nosso Senhor aponta o dedo aos fariseus hipócritas: “É lícito ou não é lícito fazer o bem em dia de sábado?”, já que os fariseus estavam ali observando a Jesus; os fariseus estavam ali não porque seguiam a Jesus, mas porque queriam pegar, nas palavras de Jesus, algo contra ele, para acusá-lo. E outra coisa que os fariseus não admitiam é que Jesus curasse quem quer que fosse em dia de sábado – dia de sábado é dia de descanso. E Nosso Senhor pergunta: “É lícito ou não é lícito fazer o bem em dia de sábado?” “Quem de vocês, se um boi ou jumento cai no buraco em dia de sábado, não o tiram?” Claro que eles tiravam! Claro que eles tiravam... E Nosso Senhor cura aquele jovem diante dos fariseus...

Em seguida, Nosso Senhor vai para outro lugar, e vai terminar com uma máxima: “Quem se exalta será humilhado, quem se humilha será exaltado”. Para quem é esta máxima? Contra quem é esta máxima? Por que esta máxima? Parece que Nosso Senhor muda de assunto: está falando da lei do sábado, permitido ou não permitido em dia de sábado, e por que agora esta máxima da humildade? Justamente por causa do orgulho dos fariseus. Eram orgulhos, eram vaidosos; amarravam a lei do shema em caixas na testa e nos pulsos para todos verem que eles eram extremamente religiosos; gostavam de ser vistos nas sinagogas, de estarem nas assembleias e nos grandes banquetes; buscavam os primeiros lugares. E Nosso Senhor ensina: “Quando vocês forem a um banquete, não procurem sentar nos primeiros lugares, porque pode ser que aquele lugar não seja para você, e alguém vai se sentar e pedir [n.d.r.: para deixar o lugar], e você se sentirá humilhado. Mas, pelo contrário, que você se assente no último lugar, porque aí o dono do banquete, vendo-o, te chamará a frente, e será para ti uma honra. Por que aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Isto serve muito para nós. Palavra de Deus, não é para os fariseus; eles já morreram, já foram julgados, é para nós que estamos aqui hoje. 

A palavra de Deus é uma espada que deve penetrar toda a nossa alma. 

E nós, fazemos o bem ou praticamos o mal? E nós praticamos a misericórdia, ou somos todos rigoristas, como os outros? (Nós não aprendemos nada daquilo que admoestamos, nem aos nossos filhos, nem aos nossos amigos, somos fariseus...)

Buscamos que os outros nos vejam de que forma? Buscamos os primeiros lugares, em tudo, até em nossas orações diante de Deus, achamos que valemos alguma coisa e que Deus tem a obrigação de se encurvar diante de nós, de se abaixar para nos escutar? “Ah, meu Deus, o tanto que eu rezo, e o Senhor não me escutou...” Hipócrita! Sepulcro caiado! Se Deus não te escuta, é porque tu não mereces nada de Deus, porque Deus quer provar, porque Deus quer que você se rebaixe mais ainda! Nosso lugar não é no alto, é no chão, de joelhos diante do Senhor. Nós não somos nada, nós já somos devedores desde o inicio... Deus não nos deve nada. Nós Lhe devemos tudo.

O Santo Evangelho de hoje, desta grande máxima, traz para nós esta doutrina da infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face; ela que disse, sabiamente disse: “Ha uma só coisa que não é motivo de aflição, de disputa de ninguém, que é o ultimo lugar. E é esse o lugar que eu quero para mim: o ultimo lugar”. Escondeu-se. Escondeu-se do mundo. Quis ser um grão de areia, uma bolinha nas mãos do Menino Jesus. E o que acontece com esta Teresinha que se humilhou e se ocultou? (Se ocultou?) no mundo inteiro. Não há igreja, não há local, não há região que não conheça a glória de Teresinha, daquela que se ocultou, daquela que se fez nada, daquela que desejava ser tudo para Deus, desejava ser uma bola, uma bolinha nas mãos do Menino Jesus, para que o Menino Jesus pudesse brincar, para lá e para cá, e quando não quisesse mais, pudesse deixar em qualquer canto aquele “brinquedo”. “Quem se humilha será exaltado.” E hoje a Igreja canta, o mundo inteiro canta a glória de Santa Teresinha, porque se fez nada, e fazendo-se nada ganhou tudo: tudo que é Deus, os dons de Cristo, os dons do Menino Jesus na sua alma. Imitemos a sua determinação, imitemos os seus exemplos, e corramos ao encontro dessa grande virtude, na prática dessa grande virtude. Cada vez mais que nos rebaixamos diante de Deus, mais Deus nos exalta, mais Deus concede-nos a sua graça, mais Deus se achega a nós. Que Santa Teresinha, com seu exemplo, com a sua glória, a glória daquela que se fez nada diante do Altíssimo, possa rogar por nós, para que convertamos a nossa mente, o nosso coração, e possamos dizer como ela, como os Santos, como São Francisco de Assis: “Meu Deus e meu tudo”.

Homilia proferida em 02 de Outubro de 2011, festa dos Santos Anjos da Guarda.

_________________________________________________


LEITURAS

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO APÓSTOLO AOS EFÉSIOS III, 13-21

Meus irmãos: Rogo-vos, que não desanimeis pelos trabalhos que sofro a vosso respeito, consistindo neles a vossa glória. Por isso ajoelho-me diante de Deus, que é o príncipe e chefe de todas as famílias que há no céu e na terra, para que conforme as riquezas de sua glória vos fortaleça interiormente com o seu espírito; para que Jesus Cristo pela fé habite em vossos corações; para que radicados e firmes na caridade, chegueis a compreender com todos os santos a distância, extensão, altura, e profundidade deste mistério; e para conhecer a caridade de Jesus Cristo que excede toda a nossa compreensão; e para que fiqueis cheios de toda a grandeza de Deus que, como poderoso, nos concede muito mais do que lhe pedimos ou pensamos. Ele seja glorificado na Igreja, e em Jesus Cristo por todos os séculos do séculos. Assim seja.


EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS XVI, 1-11

Naquele tempo, entrando Jesus, em dia de sábado, em casa de um dos príncipes dos Fariseus, para tomar uma refeição, eles O estavam observando. E eis que diante d’Ele estava um homem hidrópico. E Jesus, dirigindo a sua palavra aos doutores da Lei e aos Fariseus, disse-lhes, fazendo esta pergunta: “É permitido fazer curas ao sábado?” Mas eles ficaram calados. Então Jesus, tomando o homem pela mão, o curou e mandou-o embora. E dirigindo-se a eles, disse-lhes: “Quem há dentre vós que, se o seu jumento ou o seu boi cair num poço, o não tire logo no mesmo dia de sábado?” E eles não Lhe podiam responder a isto.
E observando também como escolhiam os primeiros lugares, à mesa, propôs aos convidados uma parábola, dizendo-lhes: “Quando fores convidado a algumas bodas, não te assentes no primeiro lugar, porque pode ser que outra pessoa de mais consideração do que tu seja convidada pelo dono da casa, e vindo este, que a ambos convidou, te diga: Cede o teu lugar a este. E tu, envergonhado, vás buscar o último lugar. Mas quando fores convidado, toma o último lugar para que, quando vier o que te convidou, te diga: ‘Amigo, vem mais para cima’. Então isto te será de glória diante dos que estiverem juntamente sentados à mesa. Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado”.


0 comentários: