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Paróquia São Sebastião
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16h - Santa Missa
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1º SÁBADO DO MÊS
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Nossa Sr.ª das Graças
Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,
et benedictus fructus
ventris tui Iesus.
Sancta Maria, Mater Dei
ora pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.
Amen.
Nosso Padroeiro
Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.
Papa Francisco
℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.
Dom Dimas Barbosa
℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.
Pe. Marcelo Tenório
"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.
Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!"
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
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12 de jul. de 2016
Santos do Dia - Terça-Feira, 12/07/2016 - 2ª Parte
14:00 | Postado por
Sacerdos |
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SÃO NABOR E SÃO FÉLIX DE MILÃO
(12 de julho)
Bustos-relicários com os
crânios dos Santos Nabor e Félix de Milão.
Créditos da foto: Paróquia de São Nabor e São
Félix, Milão/Itália.
Os santos mártires Nabor e Félix eram de origem africana
(mais precisamente da Mauritânia) e talvez pertencessem àquela tribo dos
getúlios que constituiu uma das fontes de reservistas das quais se valeram
preferencialmente os exércitos do Baixo Império. Segundo a sua Passio datada do século V, teriam se
convertido à fé cristã já na África, embora Santo Ambrósio sugira que tivessem
se convertido em Milão num Hino que compôs para honrar os mártires.
Nabor e Félix stavam instalados em Milão, então capital imperial
de Maximiano Hercúleo e também quartel-general de suas tropas escolhidas. Por
isso, e apesar de sua origem mauritana, são eles por antonomásia os Mediolani martyres (os
mártires de Milão), pois seu verdadeiro nascimento (dies natalis) não aconteceu no sangue getúlio de
sua mãe carnal, mas no sangue do martírio (dois pequenos vasos de vidro guardam
ainda os vestígios desse sangue, que, com cuidado, como muitas outras vezes
aconteceu, algum cristão recolheu).
Outro fato interessante é que são estes os primeiros
mártires cristãos de Milão; à época da perseguição de Diocleciano, a igreja
particular de Milão era recente, ainda pequena e, portanto, sterilem martyribus (sem
mártires) no dizer de Santo Ambrósio, que também afirma em seus escritos que, enfim,
eram inscritos dois nomes de santos mártires desta cidade.
O exército era, já havia tempo, pelo menos desde meados do século III, o eixo do poder imperial; ao lado dele, o outro ponto forte considerado irrenunciável pelo poder imperial do momento era a recuperação da antiga tradição religiosa pagã: a fidelidade a essa tradição a despeito de seu mau ensinamento, era então reconhecida como único critério de verdade, de moralidade e de ordem, mesmo a ponto de Diocleciano e Maximiano assumirem desde 289 os títulos, respectivamente, de Iovius e Herculius, querendo fundamentar sua autoridade pela autoadoção na família das tradicionais divindades romanas. Isso fomentou na Legião Romana, internamente, uma antecipação do que logo seria a perseguição pública de Diocleciano aos cristãos, a saber: o expurgo do exército ou medidas degradantes aos militares que se recusavam ao culto idolátrico.
Tendo então sido investigada e constatada a fé cristã de Nabor
e Félix, inclusive tratando-se de uma convicção de longa data, ambos foram
presos por ordem de Maximiano, e impedidos de comer o que fosse. Por alguns
dias, padeceram então os santos dos maus odores, fome e desconfortos do cárcere.
Como isso não lhes afetasse suas convicções, foram de novo levados ao
imperador, que ordenou torturas diferentes a cada um deles: Nabor foi golpeado
por varas e flagelos, e Félix teve suas costas queimadas por um machado
incandescente e o corpo esfolado por garras de ferro. No entanto, mesmo a
crueldade de tais medidas não lhes demoveu e permaneciam firmes ainda na
possibilidade de castigos piores.
Maximiano então ordenou que fossem ambos jogados a um grande
fogo, que não lhes queimou nem sequer um fio de cabelo. O imperador, ao invés
de se converter, julgou este sinal divino se tratar meramente de uma “mágica”,
e então ordenou que Nabor e Félix fossem de novo jogados à prisão, para dias
depois, enfim, serem decapitados a 12 de julho de 303, em Lódi, às margens do
rio Célere, onde talvez existisse uma comunidade cristã mais notável que
precisava ser aterrorizada. Seus restos mortais, porém, foram levados de volta
a Milão, às escondidas, por uma matrona de nome Sabina, onde passaram então a ser
objeto de grande veneração, o que ensejou posteriormente a construção de uma
igreja, a antiga Basílica Naboriana, da qual não existem mais vestígios.
Algum tempo depois, Santo Ambrósio descobriu perto dos sepulcros
dos santos Nabor e Félix os corpos de outros dois santos mártires, Protásio e
Gervásio, cujos vestígios tinham-se perdido, embora não fossem de todo
ignorados na memória dos mais velhos dos cristãos milaneses. Foi ali então
construída uma nova basílica, em honra aos outros dois mártires, o que acabou
provocando uma diminuição do culto aos santos Nabor e Félix, devoção retomada
tempos depois (a partir de 1258) pelos novos curadores franciscanos.
Com a agitação das guerras no período da Revolução Francesa
e a consequente destruição da Basílica Naboriana, as relíquias dos Santos Nabor
e Félix se perdem durante sua transferência para a Basílica de Santo Ambrósio; serão
redescobertas um século e meio depois (1959), num antiquário em Namur, Bélgica,
e enfim devolvidas à Arquidiocese de Milão, onde hoje repousam.
(com
informações de “La Leyenda de Oro - Tomo Segundo”, por
Pe. José
Sayol y Echevarria, tradução
livre a/c blog, de artigo no
website
em português do jornal italiano “30Giorni”, por
Lorenzo
Capelletti,
e do site italiano “Santi
Beati” por Antonio Borelli)
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