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Paróquia São Sebastião
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17h - Santa Missa
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16h - Santa Missa
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Nossa Sr.ª das Graças
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benedicta tu in mulieribus,
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Amen.
Nosso Padroeiro
Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.
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℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.
Dom Dimas Barbosa
℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.
Pe. Marcelo Tenório
"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.
Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!"
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
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25 de fev. de 2014
O RITO ROMANO TRADICIONAL E O TEMPO DA SEPTUAGÉSIMA
09:32 | Postado por
Sacerdos |
Editar postagem
Marcel Ozuna
Alguns
fiéis católicos que foram à Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião no dia 16/02/2014
passado (domingo) talvez tenham ficado surpresos com o uso da cor roxa e a
ausência do canto do Gloria num
período que para muitos ainda seria (nas Missas "atuais" em
português) o "Tempo Comum".
É que
no Ano Eclesiástico "antigo" há um tempo penitencial a mais, anterior
(e preparatório) à Quaresma e que se inicia 3 domingos antes da Quarta-Feira de
Cinzas. Este tempo litúrgico recebe o nome de "Tempo da Septuagésima" (do latim septuagesima = 70 dias, antes da Páscoa).
Origem Histórica
Como
boa parte dos católicos sabe, a Quaresma é o tempo penitencial e de preparo à
Páscoa iniciado 40 dias antes da Ressurreição de Nosso Senhor (daí o seu nome,
derivado do latim quadragesima = quarenta).
Na disciplina antiga, todos os quarenta dias da Quaresma eram de jejum (mais a
abstinência de carne às sextas-feiras), exceto os domingos, por causa de seu
caráter pascal.
Como no
Oriente o jejum também não era observado aos sábados (num total de seis dias
sem jejum), as Igrejas particulares locais instituíram o "Domingo da
Quinquagésima", criando entre este Domingo e o 1º da Quaresma um período
penitencial antecedente à Quaresma, para compensar os dias não jejuados. Convém
observar que o nome "Domingo da Quinquagésima" foi usado não por ser
o 50º dia antes da Páscoa, mas porque esse Domingo cai no período de 50 dias
anteriores ao Domingo da Ressurreição.
Mas em
algumas dessas regiões também não havia o jejum quaresmal às quintas-feiras, o
que, do mesmo modo, ensejou uma extensão do período preparatório à Quaresma e a
consequente criação do "Domingo da Sexagésima". Ainda, algumas de
tais Dioceses orientais, por não incluírem a Semana Santa no Tempo da Quaresma,
aumentaram o período penitencial prévio para até o terceiro domingo anterior ao
início da Quaresma, que foi então chamado de "Domingo da
Septuagésima".
Estes
zelo e piedade dos católicos orientais influenciaram, então, alguns mosteiros
do Ocidente, que passaram a adotar o jejum da Septuagésima, no que foram
seguidos por algumas províncias eclesiásticas. Em Roma, o jejum adicional foi
adotado na segunda metade do século 5º, inicialmente apenas às quartas e
sextas-feiras da semana da Quinquagésima. Depois, no início do século 6º, o
Papa Santo Hormisdas estendeu o jejum a todos os dias da referida semana.
Segundo
o Sacramentário Gelasiano, no Rito Romano, o Tempo da Septuagésima empregou sua
marcação definitiva - 03 domingos antes do início da Quaresma - antes do final
do século 6º, ou seja, mesmo antes do pontificado de São Gregório Magno
(590-604 d.C.), o Papa que consolidou o que hoje conhecemos como "Missa
Romana Antiga" ou "Tridentina", e muito antes também da
instituição (no século 11) das cerimônias da Quarta-Feira de Cinzas. Além do Rito
Romano Tradicional, o Tempo penitencial da Septuagésima é adotado até hoje
pelos católicos da maioria dos Ritos Orientais.
Significado Espiritual na Liturgia
Assim
como os 40 dias da Quaresma aludem aos 40 anos do êxodo hebreu em fuga do Egito
e aos 40 dias de jejum de Jesus no deserto, os aproximadamente 70 dias antes da
Páscoa se relacionam simbolicamente com os 70 anos do castigo do exílio hebreu
na Babilônia, sendo esta analogia do cativeiro uma das motivações para o
caráter penitencial da Septuagésima.
A
Liturgia Tridentina de cada domingo do Tempo da Septuagésima, tanto nas orações
e leituras da Missa como nos Ofícios Divinos, aponta, de um modo geral, para a
queda dos nossos primeiros pais e suas consequências desastrosas (Domingo da Septuagésima),
a malícia dos homens e o devido castigo divino (Domingo da Sexagésima), e os
sacrifícios de Abraão e de Melquisedec que prefiguraram a imolação de Cristo
para redimir toda a humanidade (Domingo da Quinquagésima).
Num
plano mais específico, as Leituras de cada Domingo do Tempo da Septuagésima
apontam o caminho de penitência a ser trilhado pelo fiel que quiser se dispôr a
superar a decadência humana. Conforme Pe. Gaspar Lefebvre OSB, em sua obra
"Missal Romano Quotidiano e Vesperal",
"O Evangelho dos obreiros da vinha
[Septuagésima] e a do semeador [Sexagésima] lembra-nos que a Redenção se
estende a todos os homens Judeus e Gentios, e a cura do cego de Jericó
[Quinquagésima] que segue o anúncio da Paixão mostra-nos os efeitos benfazejos
por ela produzidas em nós. As Epístolas de S. Paulo vêm, por sua vez, durante
estes três Domingos, lembrar-nos que a Igreja deve, nesta época, concluir a
obra do Salvador, entrando corajosamente na ascese purificadora da
penitência." [a saber: perseverar até o fim tal como os
competidores de uma corrida (Septuagésima), suportar as piores tribulações por
amor a Deus (Sexagésima) e nunca faltar com a caridade (Quinquagésima), nota minha]
A Missa e o Tempo da Septuagésima
A
Septuagésima, enquanto tempo penitencial, guarda semelhanças com a Quaresma. No
entanto, também possui algumas diferenças em relação a esta. Tais
características soam oportunas a nós católicos que, recém saídos das alegrias
natalinas, contamos assim com uma gradual transição para um período de profunda
penitência que são os 40 dias anteriores à Páscoa:
- em
vez da cor verde do Tempo per annum (Após
a Epifania), o padre adota a cor roxa nos paramentos, indicando o caráter
penitencial da Septuagésima;
- no
mesmo sentido, não se reza/canta o Gloria
nas Missas da Septuagésima;
-
também neste tempo litúrgico suprime-se o Aleluia em todas as Missas: nas Missas dominicais ele é trocado pelo Trato,
que é uma espécie de responsório de 3 ou mais estrofes, já nas Missas de féria (de segunda a sábado) ele é simplesmente omitido sem qualquer oração que o substitua (do Gradual, passa-se imediatamente à leitura do Evangelho).
- como
o caráter penitencial do tempo não segue ainda os rigores quaresmais, para
acompanhar o canto litúrgico pode-se usar o órgão, antes de sua supressão na
Quarta-Feira de Cinzas.
Conclusão
Não só
como uma transição das alegrias natalinas para os rigores quaresmais, mas
sobretudo em tempos de acentuada decadência moral, o Tempo da Septuagésima se
mostra uma excelente oportunidade de os católicos apegados à Missa Tridentina
fugirem do pecado e suas ocasiões. Serve-nos também como propícia fuga dos
perigos carnavelescos, que no tempo
coincidem com o que convém ser, para nós católicos, uma
"pré-Quaresma".
Nossa
Senhora das Dores, rogai por nós.
Refúgio
dos Pecadores, rogai por nós.
Bibliografia
1. Missal
Romano Cotidiano (Latim - Português). São Paulo: Paulinas, 1959. 1272 p.
2. LEFEBVRE, Pe. Gaspar OSB. Missal
Romano Quotidiano e Vesperal (Latim -
Português). Bruges/Bélgica: Desclée de Brouwer & Cie., 1962.
3. ROWER, Basílio. Dicionário litúrgico. Rio de
Janeiro: Vozes, 1947. 236 p. p. 212.
MARCADORES:
Catequese para a Missa,
Tempo da Septuagésima
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