TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
22 de set. de 2015

Santos do Dia - Terça-Feira, 22/09/2015 - 1ª Parte



SÃO TOMÁS DE VILANOVA
(22 de setembro)

São Tomás de Vilanova socorrendo um pobre.
Óleo sobre tela por Bartolomé Murillo.

Tomás de Vilanova nasceu no ano de 1486, em Fuenllana, na Espanha, mas cresceu e educou-se em Vilanova dos Infantes, onde seus pais possuíam uma rica fazenda. Foi considerado uma das pessoas mais importantes e representativas do seu século. Ainda na infância, Tomás já demonstrava ser uma pessoa extremamente caridosa. Para compartilhar com os pobres as dores e dificuldades de uma vida de necessidade e sofrimento, abriu mão de tudo o que tinha, às vezes das próprias vestes.

Fez os estudos de Artes e Teologia na Universidade de Alcalá. Em 1516, ingressou na vida religiosa, junto aos agostinianos de Salamanca. Dois anos depois foi ordenado sacerdote e, logo em seguida, contra sua vontade, foi eleito superior, cargo que ocupou até 1544. Foi ainda, nesta ordem, visitante geral e provincial de Andaluzia e Castela; nesta função enviou os primeiros padres agostinianos ao México. Também foi professor de universidade, além de conselheiro e confessor de Carlos I, rei da Espanha.

Gozou de grande fama por sua austeridade pessoal (chegou a vender o lugar onde dormia para dar o dinheiro aos pobres) e por seu exercício contínuo e infatigável da caridade, especialmente com os órfãos, com as donzelas pobres e sem dote, e com os doentes. Possuía, no entanto, uma concepção inteligente de piedade, de forma que, embora desse esmolas, procurava solucionar estrutural e definitivamente a pobreza mediante a redenção ativa da mesma, dando trabalho aos pobres. Assim, fazia frutificar suas esmolas. A respeito disto escreveu: “A esmola não é apenas dar, senão tirar a necessidade de que se padece e livrar dela quando for possível.

Embora Carlos I tenha lhe oferecido um cargo de arcebispo de Granada, ele nunca o aceitou; conta-se que foi nomeado arcebispo de Valência em 10 de Outubro de 1544, por erro de um escrivão, e prosseguiu negando receber a sagração episcopal até que recebeu ordens de aceitar o cargo por seu superior da Ordem Agostiniana. Em 1o de janeiro de 1545, enfim, tomou posse da Sé de Valência.

Neste lugar, auxiliado por seu bispo auxiliar, Juan Segriá, pôs ordem em uma diocese que havia um século não tinha um governo pastoral direto. Organizou um colégio especial para os mouriscos (espanhóis convertidos do islamismo), e organizou em particular um plano eficaz de assistência e auxílio especial de caridade. Entre elas, criou, no palácio episcopal, um orfanato para as criancinhas abandonadas, dando-lhes abrigo, cuidados e o carinho que tanto necessitavam. Acolhia de tal forma essas crianças que um dia chegou a ceder sua própria cama, pois não havia mais lugar para abrigá-las.Baseou seu trabalho, como pastor, nos ensinamentos de Paulo e nos exemplos de grandes bispos da antiguidade cristã, entre eles Agostinho, Ambrósio e Gregório Magno.

Tomas de Vilanova morreu no dia 8 de setembro de 1555. Só em 1658 foi incluído no álbum dos santos, pelo papa Alexandre VII. No Calendário Romano Antigo, é comemorado a 22 de setembro.

 (com informações do Portal Paulinas e da Wikipedia
em português, alterações a/c blog)

0 comentários: