TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
29 de set. de 2015

Festa Litúrgica do Dia - Terça-Feira, 29/09/2015



DEDICAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
(29 de setembro)

São Miguel Arcanjo, por Fra Angelico.

A Igreja Católica tem em alto conceito a devoção aos Santos Anjos. Acredita na sua existência que é provada por muitas citações bíblicas, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Sabe e ensina, que os anjos, como Santos mensageiros de Deus, desempenham uma missão especial em nosso favor. São defensores, do corpo e da alma, em todos os perigos, principalmente na hora da morte.

Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus ?” pois foi São Miguel que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. São Miguel, portanto, é um espírito guerreiro, arauto de Deus, e Príncipe dos exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta como tal, em armadura brilhante, com lança e espada, em vôo como de mergulho se precipitando sobre o dragão infernal e, fortemente investindo contra ele e fazendo-o sentir o vigor irresistível do pé vitorioso, arremessa-o às profundezas do inferno.

São Miguel era tido pelos judeus como protetor do povo eleito. Segundo o Apóstolo São Judas Tadeu (versículo 9. da Epístola), o cadáver de Moisés estava entregue aos cuidados do Arcanjo. Foi este mesmo Arcanjo quem apareceu a Josué antes da tomada de Jericó e lhe prometeu seu auxílio; foi São Miguel que defendeu os israelitas contra as hostes de Senacherib, desbaratando-as; foi ainda São Miguel, quem se opôs a Balaão, quando ia amaldiçoar o povo de Deus. Heliodoro experimentou a força vingadora do Arcanjo quando se aparelhou para praticar o roubo sacrílego do templo. (2. Mac. 3, 25).

Da sinagoga e do povo eleito a missão de São Miguel se transferiu à Igreja de Cristo. Numerosas são as suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No “Confiteor”, o sacerdote se dirige ao arcanjo São Miguel, e invoca sua intercessão junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa Solene é invocado seu nome. Ao Santo anjo, isto é, a São Miguel, o sacerdote, logo depois da consagração, se dirige com o pedido de levar o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a Missa rezada, em uma oração especial o povo pede a São Miguel que o defenda no combate, cubra-o com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio, precipite ao inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. São Miguel é ainda o patrono dos agonizantes, o guia das almas dos defuntos para o céu, como faz lembrar o texto do Ofertório da Missa de Réquiem.

Na história da Igreja são mencionadas duas aparições de São Miguel. Uma delas foi ao Papa Gelásio I no monte Gargano. A festa de hoje é a comemoração deste fato e, também, da dedicação da Igreja de São Miguel naquele lugar. Por assim dizer, a Festa de hoje comemora, como um todo, não só a dedicação da igreja que honra o Arcanjo, mas dele pela salvação dos homens em cooperação com a vontade de Deus.

Mais conhecida é a outra aparição, com que foi contemplado o Papa São Gregório, o Grande, em ocasião de em Roma grassar a peste. São Miguel apareceu ao Papa no Castelo de Santo Ângelo e, para indicar o fim da epidemia, meteu a espada na bainha. Realmente a epidemia imediatamente parou de fazer vítimas.

(Texto extraído de “Na Luz Perpétua”, por Pe. J. B. Lehmann,
e disponível na Página Oriente, alterações a/c blog)

0 comentários: