TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
22 de ago. de 2015

Santo do Dia - Sábado, 22/08/2015 - 3ª Parte



SANTOS TIMÓTEO DE ROMA, HIPÓLITO DE PORTO E SINFORIANO
 (22 de agosto)

3. São Sinforiano

São Sinforiano (o homem apontado pela seta vermelha,
de auréola) rejeitando o culto a Cibele.

Com os santos Timóteo de Roma e Hipólito de Porto Romano, a Igreja faz no mesmo dia a comemoração de São Sinforiano, mártir de nacionalidade francesa, mais precisamente da antiga Augustodunum (atual Autun) na região da Borgonha. Era filho de pais nobres, ricos e cristãos; seu pai, de nome Fausto, criou Sinforiano em nobres costumes e no santo temor do Senhor.

Os pagãos celebravam nessa cidade uma festa muito solene a seus ídolos, particularmente a Berecinta (ou Cibele). Sendo Sinforiano já adulto, ao se deparar com os festejos pagãos, virou as costas ao ídolo enquanto ridicularizava a falsa deusa. O fato não passou despercebido e foi relatado ao juiz Heráclio, que mandou trazerem o santo ao tribunal. O juiz lhe perguntou como se chamava, e o réu espontaneamente disse se chamar Sinforiano e que era cristão. Heráclio tentou convencê-lo a adorar os ídolos e obedecer às ordens do imperador; como o mártir não fizesse caso destas palavras nem de ameaças, foi fortemente chicoteado e depois preso em uma cela horrível.

Passados alguns dias, foi Sinforiano conduzido de novo a Heráclio e, depois de algumas discussões entre os dois, vendo o juiz que não podia abrandar o forte e valoroso vigor do santo mártir, mandou decapitá-lo.

Martírio de São Sinforiano (a mulher à direita é a mãe a lhe incentivar o gesto).
Pintura a óleo sobre tela de Daniel Hallé, 1671.

Quando lhe levavam ao suplício, vendo-lhe sua santa mãe, esta começou, com grande vibração, a lhe exortar que morresse com alegria, nos seguintes termos: "Sinforiano, filho de minhas entranhas, lembra-te de Deus vivo: arma-te com força e constância; não há razão para temer a morte que conduz à vida. Eleva, meu filho, teu coração e teu olhar para ele que reina no céu. Ó filho, tu não perdes a vida; antes ela é trocada por outra melhor; e, mesmo sendo o caminho estreito e o atalho que irás passar duro e cheio de espinhos, por ele passaram todos os santos; mesmo que tu morras, matarás e vencerás a mesma morte. Abandona qualquer medo de tormentos, porque durarão pouco e por eles alcançarás a glória e a coroa imortal."

O mártir, animado com estas palavras, estendeu o pescoço à espada e foi decapitado fora dos muros da cidade, aos 22 de agosto de 273, no governo do imperador Valeriano. Os cristãos resgataram secretamente seu corpo e lhe enterraram ao lado de uma fonte, pela qual o Senhor fez muitos milagres.

Tais relatos são baseados nos Martirológios Romano, de Beda, de Usuardo e de Adon; no de Surio, tomo 4º; no 4º Tomo dos "Anais" do Cardeal Barônio. Gregório de Turon, no capítulo 67 do primeiro livro de De gloria confessorum, menciona seu martírio, e no capítulo 52 do De gloria martyrum descreve um grande milagre de suas preciosas relíquias que, em meio a um grande incêndio, não se queimaram.

(com informações de “La Leyenda de Oro - Tomo Tercero”,
por Pe. José Sayol y Echevarria, tradução livre a/c blog)

0 comentários: