TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
12 de jun. de 2016

4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 12/06/2016 - Leituras e Comentário ao Evangelho



4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.
"Aparição no Lago Tiberíades" 
Pintura gótica de 1311, por Duccio de Buoninsegna.


Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 8, 18-23.

Irmãos: Estou persuadido que os nossos sofrimentos de agora não tem proporção com a futura glória, que se há de manifestar em nós. Também a criação aguarda esta manifestação dos filhos de Deus. A criação, com efeito, está sujeita à vaidade, - não voluntariamente, mas pela autoridade do que a sujeitou, conservando-a, todavia, na esperança; na verdade, também a criação deverá ser liberta da escravidão da corrupção, com rumo à gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Porque, como sabemos, toda a criação continua ainda a gemer como que em dores de parto. Não só ela, porém, mas também nós próprios, que temos as primícias do Espírito: também nós gememos, dentro de nós próprios, na expectativa da adoção dos filhos de Deus, - da redenção do nosso corpo, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 1-10.

Naquele tempo: A multidão, para ouvir a palavra de Deus, comprimia-se à volta de Jesus, quando Ele estava ao pé do lago de Genesaré. Viu, então, paradas na margem do lago, duas barcas, cujos pescadores tinham descido, e estavam a lavar as redes. Subiu para uma das barcas, que era a de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da praia. Depois, sentando-se na barca, dali ensinava a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faz-te ao largo, e lançai as vossas redes para a pesca. Simão, porém, respondeu-Lhe dizendo: Mestre! Trabalhamos toda a noite, e não apanhamos nada; contudo, lançarei as redes, sob a vossa palavra. Tendo feito isto, apanharam tal quantidade de peixe, que as redes se rompiam. Acenaram, por isso, aos companheiros, que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram, e encheram tanto ambas as barcas, que quase se afundavam. Simão Pedro, vendo isto, lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retirai-Vos de mim, Senhor, porque sou um pecador! O espanto, na verdade, tinha-o invadido, bem como aos que se encontravam com ele, por causa da pescaria que tinham acabado de fazer - o mesmo acontecendo a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus, todavia, disse a Simão: Nada receies! Daqui em diante, serás pescador de homens. Então, puxadas as barcas para a terra, e tendo deixado tudo, seguiram-No.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).



Comentário ao Evangelho do dia:
São Máximo de Turim (desc. - aprox. 420), bispo
Sermões atribuídos a São Máximo de Turim, 39 

“De futuro, serás pescador de homens”

Quando o Senhor, sentado no barco de pesca, disse a Pedro “faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca”, quis aconselhá-lo não tanto a lançar às profundezas da água as redes de pesca, mas a derramar no fundo dos corações as palavras da pregação. Foi neste abismo do coração que São Paulo penetrou quando clamou “oh, que profundidade de riqueza, de sabedoria e de ciência é a de Deus!” (Rm 11,33). [...] Tal como as redes trazem nas suas malhas, para dentro do barco, os peixes que apanharam, assim a fé conduz ao seu seio, para o descanso, todos os homens recolhidos por ela.

Para fazer ainda crer que o Senhor estava a se referir à pesca espiritual, disse Pedro: “Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos, mas porque Tu o dizes, lançarei as redes”. O Senhor, nosso Salvador, é o Verbo, a Palavra de Deus; [...] e Pedro, ao lançar as redes a esta Palavra, estende a sua eloquência por todo o lado. Assim, Pedro estende as malhas da rede aparelhada segundo as diretrizes do seu Mestre, lançando, em nome do Senhor, palavras claras e eficazes que permitem salvar homens e já não criaturas sem razão.

“Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos”. Sim, toda a noite trabalhara Pedro [...] mas, assim que brilhou a luz do Senhor, dispersaram-se as trevas e a fé permitiu-lhe distinguir nas profundezas da água aquilo que os seus olhos não podiam ver. Pedro sofreu a noite inteira até que o dia que é Cristo viesse em seu auxílio, conforme as palavras do apóstolo Paulo: “A noite adiantou-se e o dia está próximo” (Rm 13,12).

0 comentários: