TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
10 de mai. de 2016

Santos do Dia - Terça-Feira, 10/05/2016 - 2ª Parte



SANTOS GORDIANO E EPÍMACO
(10 de maio)

Santos Gordiano e Epímaco. Ilustração tirada da
"Crônica de Nuremberg", datada de dezembro de 1492.
Embora ambos os Santos sejam comemorados e 
retratados juntos, são de épocas e locais distintos.

Os santos Gordiano e Epímaco foram martirizados em locais e épocas distintas, não tendo entre si nada de comum senão o fato de seus corpos se encontrarem, há tempos, na mesma sepultura em Roma.


1. São Gordiano

Logo após a morte do imperador Constâncio e a aclamação na França pelo exército de seu pérfido primo Juliano o Apóstata como imperador, este juntou forças e se fez soberano, logo caindo a máscara de piedade com que antes havia favorecido e enganado aos cristãos, aos quais agora ordenou perseguir, bem como conservar a ampliar o culto dos falsos deuses. Mas como Juliano pretendia ser tido por todos como príncipe manso e benigno, e não queria que os que morriam por Cristo fossem honrados como mártires num mundo em que o Cristianismo já se expandira e florescera enormemente, alegou "razões de estado" e "perigo de perturbações no Império" para aniquilar os católicos, fazendo presidentes e governadores das províncias a homens cruéis e bárbaros para, como se diz, atirar a pedra e esconder a mão.

Um dos ministros que o apóstata nomeou para destruir a Igreja de Cristo foi Gordiano, o qual, uma vez nomeado vigário em Roma, tratou de exercer sua crueldade, derramando o sangue inocente dos cristãos. À época estava preso com tantos outros um santo presbítero de nome Januário, que veio a ter com Gordiano longas conversas, após as quais finalmente o Senhor tocou o coração do cruel administrador e lhe abriu os olhos ao raio da divina luz. Com efeito, Gordiano, junto com sua esposa Marina e outros cinquenta e três parentes, receberam o Batismo pelas mãos de São Januário, também lhe entregando um ídolo de Júpiter que tinha em sua casa, para ser quebrado e jogado a um lugar imundo.

Juliano soube do ocorrido, e se aborreceu por ver que seus principais ministros se voltavam contra ele, fazendo-se cristãos. Destituiu Gordiano de seu cargo, e ordenou ao tribuno que o castigasse severamente, açoitando-lhe e quebrando-lhe os ossos com um chicote-de-armas (espécie de chicote com esferas ou agulhas nas extremidades das cordas). Como o santo mártir desse graças ao Senhor pelo favor que lhe fazia em padecer por Ele, o tribuno lhe condenou à decapitação diante do templo da "deusa" Geia (Terra) e que lançassem o cadáver aos cães. Mas o Senhor ordenou aos cães famintos que não tocassem o santo corpo, mas que com latidos lhe guardassem e defendessem. Cinco dias depois, um criado de Gordiano e outros cristãos o tomaram de noite e o sepultaram na Via Latina, numa cova onde antes havia sido enterrado Santo Epímaco, mártir também comemorado hoje pela Igreja.


2. Santo Epímaco

Santo Epímaco era natural de Alexandria, África, e foi preso pelo nome de Jesus Cristo. Tendo sucumbido após muitos dias de trabalhos excessivos e moléstias num áspero e duro cárcere e encarando tais sofrimentos com grande paciência e alegria, os carrascos finalmente jogaram seu corpo num forno de olaria para queimarem os ossos. Suas cinzas foram então levadas a Roma por alguns cristãos e postas no sepulcro em que foi posteriormente sepultado São Gordiano. Por esta razão, a Igreja celebra o martírio destes dois santos no mesmo dia.

(com informações de “Flos Sanctorum de La Família Cristiana”,
por Pe. F. P. Morell, SJ, do blog “Estórias de Antigamente”
e da Wikipedia em espanhol, traduções e acréscimos a/c blog)

0 comentários: