TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
16 de jan. de 2016

2º DOMINGO APÓS EPIFANIA - 17/01/2016 - Leituras e Comentário ao Evangelho

2º DOMINGO APÓS EPIFANIA

2ª Classe - Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
Jesus transforma a água em vinho nas bodas de Caná. 
Ilustração por René de Cramer.

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 12, 6-16. 

Irmãos: Tendo dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada, quem tem o dom da profecia, use-o segundo a norma da fé; quem tem o do ministério, exerça-o; quem tem o de ensinar, ensine; quem tem o de exortar, exorte; o que reparte, (faça-o) com simplicidade; o que preside, seja solícito; o que faz obras de misericórdia, (faça-as) com alegria. Que o amor seja sem fingimento. Aborrecei o mal e abraçai o bem. Amai-vos reciprocamente com amor fraternal, adiantando-vos em honrar uns aos outros. Na solicitude, não sejais negligentes; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; alegres na esperança; pacientes na tribulação; perseverantes na oração; socorrendo, como se fossem próprias, as necessidades dos santos, praticando a hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os amaldiçoeis; alegrai-vos com os que estão alegres; chorai com os que choram; tende entre vós os mesmos sentimentos; não aspireis a coisas altas, mas acomodai-vos às humildes.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 2, 1-11. 

Naquele tempo: Celebraram-se umas bodas em Caná de Galileia, e encontrava-se lá a Mãe de Jesus. Foi também convidado Jesus, com seus discípulos, para as bodas. Ora, faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-Lhe: Não têm vinho. Respondeu- lhe Jesus: Mulher, que nos importa isso, a Mim e a ti? Ainda não chegou a minha hora. Disse sua Mãe aos que serviam: Fazei tudo o que Ele vos disser. Ora, estavam ali seis talhas de pedra, preparadas para a purificação judaica, levando cada uma duas ou três medidas [cerca de 40 litros, n.d.r.]. Disse-lhes Jesus: Enchei as talhas de água. E encheram-nas até ao cimo. Então, disse-lhes Jesus: Tirai agora e levai ao arquitriclino [chefe do cerimonial, n.d.r.]. E eles levaram. E o arquitriclino, logo que provou a água convertida em vinho – como não sabia donde este lhe viera, ainda que o sabiam os serventes, porque tinham tirado a água – chamou o esposo, e disse-lhe: Todo homem põe primeiro o bom vinho, e quando já se bebeu bem, então lhes apresenta o inferior; tu, ao contrário, tiveste o bom vinho guardado até agora. Foi este, em Cana da Galileia, o primeiro milagre que Jesus fez, manifestando assim a Sua glória; e os seus discípulos creram nEle.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).



Comentário ao Evangelho do dia:
São Máximo de Turim (desc. – aprox. 420), bispo
Sermão nº 65 (disponível no site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

“A água transformada em vinho”

Ao transformar em vinho a água que enchia as talhas, o Salvador fez duas coisas: forneceu uma bebida aos convidados do casamento e quis dizer que, pelo batismo, os homens iam ficar cheios do Espírito Santo. Aliás, o próprio Senhor o declarou noutro altura ao dizer: “Deita-se o vinho novo em odres novos” (Mt 9, 17). Os odres novos significam, com efeito, a pureza do batismo, o vinho a graça do Espírito Santo. Catecúmenos, prestai uma atenção particular. O vosso espírito, que ignora ainda a Trindade, assemelha-se à água fria. É preciso aquecê-la ao calor do sacramento do batismo, como um vinho, para transformar um líquido pobre e sem valor, em graça preciosa e rica.

Catecúmenos, prestai especial atenção. O vosso espírito, que ignora ainda a Trindade, assemelha-se à água fria. É preciso aquecê-la ao calor do sacramento do Batismo, como um vinho, para transformar esse líquido pobre e sem valor em graça preciosa e rica. Tal como o vinho, adquiramos bom paladar e aroma doce; então, poderemos dizer, com o apóstolo Paulo, que somos para Deus o “bom odor de Cristo” (2Cor 2, 15). Antes do seu batismo, o catecúmeno assemelha-se à água imóvel, fria, sem cor […], inútil, incapaz de restabelecer as forças. Conservada durante muito tempo, a água altera-se, fica estagnada, torna-se fétida. […] O Senhor disse: “Quem não renascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3, 5). 

O fiel batizado é semelhante ao vinho vigoroso e rubro. Todas as coisas da criação se estragam com o tempo, só o vinho melhora ao envelhecer. Ele perde todos os dias a sua aspereza, e adquire um aroma macio, com um sabor rico. De igual modo o cristão, à medida que o tempo passa, perde a aspereza da sua vida pecadora, adquirindo a sabedoria e a benevolência da Trindade divina.


0 comentários: