TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
11 de dez. de 2015

Santo do Dia - Sexta-Feira, 11/12/2015




SÃO DÂMASO I, PAPA
(11 de dezembro)


São Dâmaso, um dos maiores Papas da Igreja de Deus, era espanhol nascido numa localidade que futuramente se tornaria o Portugal. Órfão de mãe, seu pai o levou a Roma, para lá receber uma sólida educação religiosa e científica. Os progressos que fez foram tão notáveis, que Dâmaso foi tido como um dos homens mais santos e sábios do seu tempo.

Na qualidade de diácono da Igreja de Roma, acompanhou o Papa Libério ao exílio. Pela morte deste Papa, foi elevado ao trono pontifício, em atenção à sabedoria e santidade que o distinguiam, como também pelo zelo e coragem com que defendera a Igreja contra a heresia ariana. Todos os escritores eclesiásticos daquele tempo lhe tecem  os maiores elogios. São Jerônimo chama-o o grande amador da castidade, o doutor virginal da Igreja virginal. Teodoro vê nele um homem adornado de todas as virtudes e digno de todo o louvor. Santo Ambrósio reconhece em Dâmaso um instrumento escolhido pela Divina providência para o bem da Igreja de Cristo. Os bispos, reunidos em Constantinopla, elogiam-no pela firmeza heróica na defesa da santa fé, dando-lhe o título honroso de diamante invencível da fé. Em diversas ocasiões patenteou esta firmeza evangélica.

O governo de São Dâmaso durou dezessete anos e dois meses, e coincidiu com épocas bem angustiosas. Sua eleição foi tumultuada por causa da oposição. Houve até luta armada entre as facções, vitimando cento e trinta e sete pessoas. E logo depois de sua eleição se formou uma corrente fortíssima contra a pessoa de Dâmaso, com o fim indubitável de derrubá-lo do trono pontifício. A alma deste movimento foi o diácono Ursino, que ambicionava para si a dignidade papal. Dâmaso, receoso de ser causador de um cisma, declarou-se pronto a resignar à tiara pontifícia e retirar-se à vida privada. Os elementos bons, porém, opuseram-se a isto, e todos os esforços empregaram até que o governador romano se resolveu a mandar para o exílio o promotor das desordens.

Algum tempo depois, começou a luta contra a heresia ariana, que tinha levantado a cabeça em diversos lugares, até na capital da cristandade. Ao que Dâmaso respondeu, sem temer as ameaças e protecionismos imperiais, demitindo de uma só vez todos os bispos que mantinham vínculo com a heresia ariana, trazendo estabilidade à Igreja através da unidade, da obediência e respeito ao papa de Roma. Em diversos concílios parciais e finalmente no concílio ecumênico de Constantinopla, foram condenadas as heresias de Macedônio e Apolinaris, e desterrados os respectivos autores.

O Pastor vigilante trabalhou incessantemente no melhoramento da organização da Igreja. Muitas igrejas foram construídas e as relíquias de muitos mártires, por iniciativa  do Papa, foram entregues à veneração dos fiéis. À sua ordem foram abertas as catacumbas, nas quais mandou desentulhar galerias, fazer escadas, por clarabóias. Muitos túmulos de mártires receberam belíssimos epitáfios de sua autoria executados em esmerada caligrafia. Homens importantes daquele tempo, como Atanásio, Ambrósio e Jerônimo, faziam parte do conselho particular do Pontífice. A São Jerônimo, a Igreja deve a tradução dos livros bíblicos para a língua latina.

A confiança de que Dâmaso gozava do povo cristão era tão grande que os imperadores Teodósio, Graciano e Valentiniano ordenaram expressamente aos súditos que não aceitassem outro credo a não ser aquele que São Pedro pregara em Roma, e que era ensinado por seu sucessor Dâmaso; que haviam de considerar errôneas e heréticas as doutrinas, por Dâmaso, como tais censuradas. O imperador Graciano promulgou uma lei que determinava a competência jurídica do Papa em julgar as questões que houvesse entre Bispos.

Grande interesse manifestou Dâmaso pela digna celebração dos mistérios. É-lhe atribuída a recitação dos salmos em dois coros e do Gloria Patri no fim de cada salmo. Introduziu também o cântico do Aleluia nas Missas dominicais. Por sua iniciativa, foi reformada a Igreja de São Lourenço e enriquecida com belíssimas pinturas.

Dâmaso morreu na idade de  oitenta anos. Consta que ainda em vida, com uma pequena oração, restituiu a vista a um cego. No túmulo se lhe deram grandes milagres. Muitos possessos de demônios, por intercessão de São Dâmaso, ficaram livres do mau espírito, e inúmeros doentes recuperaram a saúde.

(com informações da Página Oriente,
do Portal Paulinas e da Wikipedia)

0 comentários: