TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
20 de dez. de 2015

4º DOMINGO DO ADVENTO - 20/12/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho


4º DOMINGO DO ADVENTO

1ª Classe - Paramentos Roxos

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
Pelo batismo de penitência, João preparava as almas 
para a vinda do Cristo. (cf. Jo 3, 3)
Ilustração por René de Cramer.


1ª Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios 4, 1-5.

Irmãos: Assim, que todos nos considerem como ministros de Cristo, e dispenseiros dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer nos dispenseiros é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós, ou em juízo humano; pois nem sequer a mim mesmo me julgo. É fato que a minha consciência de nada me acusa; todavia, nem por isso me dou por justificado, porque o Senhor é quem me julga. Portanto, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor: Ele não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas também descobrirá os desígnios dos corações: e cada um receberá, então, de Deus, o louvor que merece.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 3, 1-6.

No ano 15º do imperador Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes, Tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, Tetrarca da Itureia e da província da Traconítida; e Lisânias, Tetrarca da Abilena; sendo Pontífices Anás e Caifás: o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. Percorreu ele toda a zona do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas: que todos os vales subam, e que todos os montes e colinas se abaixem; que os maus caminhos se tornem direitos, e que os escarpados se aplanem: e todo o homem verá a salvação de Deus.”


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário do dia:
Beato Guerric de Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
Sermão 5 para o Advento (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

“Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor.”

“Preparai o caminho do Senhor.” Irmãos, mesmo que não estejais muito adiantados neste caminho, podeis sempre prepará-lo para que, a partir do ponto onde chegastes, possais ir sempre em frente, sempre em direção àquilo que está mais além. Deste modo, a cada passo que dais, estando o caminho preparado para a Sua chegada, o Senhor virá à vossa frente, sempre novo, sempre maior. É pois com razão que o justo reza: “Instruí-me, Senhor, nos Vossos mandamentos e os guardarei com fidelidade” (Sl 118,33). E esse caminho é chamado “caminho do que é eterno” (Sl 138,24) [...] porque a bondade d'Aquele para o qual nos dirigimos não tem limites.

É por isso que o viajante ajuizado e determinado, mesmo chegando ao fim, pensará em começar; “esquecendo-se do que fica para trás” (Fl 3,13), ele pensará todos os dias: “começo agora” (Sl 76,11 Vulgata). [...] Quanto a nós que falamos em percorrer este caminho, queiram os céus que estejamos pelo menos a caminho! Na minha opinião, quem quer que se ponha a caminho está já no bom caminho. É de fato preciso começar, encontrar “o caminho da Cidade habitável” (Sl 106,4). Pois “são poucos os que o encontram”, diz a Verdade (Mt 7,14); são numerosos “os que erravam pelo deserto e pela solidão” (Sl 106,4). [...]

E Tu, Senhor, Tu preparaste-nos um caminho; se ao menos consentíssemos em percorrê-lo. [...] Pela Tua Lei, ensinaste-nos o caminho dos Teus mandamentos dizendo: “Este é o caminho, anda por ele sem te desviares à direita ou à esquerda” (Is 30,21). É o caminho que o profeta prometera: “O deserto será atravessado por um caminho [...] e os que o não conhecem não se perderão” (Is 35,8). [...] Nunca vi nenhum insensato perder-se ao seguir o Teu caminho, Senhor [...]; mas ai dos que se têm por sábios e se julgam espertos (Is 5,21), a vossa sabedoria afastou-vos do caminho da salvação e não vos permitiu seguir a insensatez do Salvador. Insensatez desejável que será chamada sabedoria no juízo de Deus e que não deixa que nos afastemos do Seu caminho.

0 comentários: