TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
10 de nov. de 2015

Santos do Dia - Terça-Feira, 10/11/2015 - 2ª Parte



SÃO TRIFÃO, SÃO RESPÍCIO E SANTA NINFA
(10 de novembro)


1. São Trifão

 
São Trifão.

São Trifão diz-se ter nascido em Campsada (ou Lampsacus), na Frígia, hoje Turquia. As atas do martírio, narrado por uma  única testemunha de seu derramamento do sangue por Cristo, associam a ele outro mártir e seu amigo, de nome Respício.

Quando o imperador Décio (249-251) ascendeu ao trono imperial, iniciou uma feroz perseguição contra os cristãos. Um informante disse ao comandante que São Trifão corajosamente pregou a fé em Cristo, e que levou muita gente para ser batizada. O santo foi preso e, levado a Niceia, foi submetido a interrogatório, durante o qual ele confessou sua fé sem medo. Trifão bravamente suportou  todas as horríveis torturas sem vacilar.

Finalmente, dada a sua perseverança, Trifão foi sentenciado a ser decapitado com uma espada. Antes de sua execução, converteu ao prefeito Lício, e em oração agradeceu a Deus por tê-lo apoiado em seus sofrimentos e pediu que abençoasse aqueles que invocam o seu nome para obter ajuda. Quando o soldado levantou a espada acima da cabeça do santo ele entregou a alma nas mãos de Deus. Isso aconteceu na cidade de Niceia no ano 250. Piedosos cristãos trasladaram o corpo de Trifão para sua terra natal; posterormente suas relíquias foram transferidas para Constantinopla, e uma pequena parte seguiu depois para Roma.

São Trifão, antes festejado em 01 de fevereiro (data ainda hoje observada entre os católicos orientais), desde o século XI é comemorado a 10 de novembro no Rito Romano, juntamente com São Respício.


2. São Respício

Em cerca de 1005, o monge Teodorico de Fleury escreveu, com base em registros de relatos orais, uma história sobre São Trifão, em que Respício aparece como seu companheiro na fé e no martírio, conforme o texto seguinte.

O tribuno Respício, ao presenciar a constância e a alegria que Trifão mantinha mesmo sob duras penas, entendeu se tratar de uma ação de Deus que o mártir suportasse as torturas, pois não fosse uma verdadeira fé já se teria entregue à pressão dos algozes. Animado por este exemplo, confessou publicamente sua conversão ao Cristianismo, ao que foi logo posto junto do outro santo para serem torturados juntos. Ao que ambos foram postos diante de uma estátua de Júpiter, São Trifão se ajoelhou para rezar ao verdadeiro Deus, e logo o ídolo romano caiu por terra e se fez em pedaços. Logo foram os santos Trifão e Respício mortos a golpes de chicotes-de-armas.


 (com informações do blog Sanctorum e de
"La Leyenda de Oro", Tomo 4, alterações a/c blog)

0 comentários: