TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
13 de jun. de 2015

3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 14/06/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

2ª Classe – Paramentos Verdes


Para ler/baixar o Próprio completo desta Missa, clique aqui.

"Ele a procura até a encontrar." (cf. Lc 15, 4)
Jesus, o Bom Pastor, busca e encontra a ovelha
perdida. Ilustração por René de Cramer.

Epístola 1ª de São Pedro Apóstolo 5, 6-11.

Caríssimos: Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte, quando vier até vós. Descarregai n’Ele todas a vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda, como um leão, rugidor, à vossa volta, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, suportam as mesmas provas. Porém, após um breve sofrimento, o Deus de toda a graça, que nos chamou para sua glória eterna em Jesus Cristo, Ele próprio aperfeiçoará, fortalecerá e consolidará a sua obra: A Ele seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos! Amém.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 1-10.

Naquele tempo: Os publicanos e os pecadores aproximavam-se de Jesus, para O ouvirem. Mas, os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este acolhe os pecadores, e come com eles! Apresentou-lhes então, esta parábola, dizendo: “Qual de vós, tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no descampado e vai procurar a que se tinha perdido, até a encontrar? E depois de a ter encontrado não a põe, todo contente, aos ombros, e, de regresso a casa, não chama os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que tinha se perdido? Pois digo-vos que no Céu haverá também maior alegria por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nova justos que não precisam de se arrepender! Ou ainda: qual é a mulher que, tendo dez dracmas, e perdendo uma, não acende a candeia, e não varre a casa, e não procura diligentemente até a encontrar? E, depois de a ter encontrado, não chama as amigas e as vizinhas, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque encontrei a moeda que tinha perdido? Assim também Eu vos digo que entre os Anjos de Deus haverá alegria por um só pecador que se arrepende!”
 
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).



Comentário ao Evangelho do dia 
São João Maria Vianney (1786-1859), presbítero e cura (pároco) de Ars, França
Sermão para o 3º Domingo Após Pentecostes, 1º Sobre a Misericórdia (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum, alterações a/c blog).


“Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte” (Lc 15, 10)

A conduta de Jesus Cristo durante a Sua vida mortal mostra-nos a grandeza da Sua misericórdia pelos pecadores. Vemos que todos vêm ter com Ele para Lhe fazer companhia; e Ele, longe de os repelir ou de Se afastar deles, pelo contrário, serve-Se de todos os meios para Se encontrar com eles, a fim de os atrair a Seu Pai. Vai buscá-los através dos remorsos de consciência; renova-os pela Sua graça e conquista-os com os Seus modos amorosos. Trata-os com tanta bondade, que chega a tomar a Sua defesa contra os escribas e os fariseus que os querem recriminar e que parecem não querer suportá-los ao pé de Jesus Cristo.

E vai ainda mais longe: de tal forma quer justificar a Sua conduta que, em atenção a eles, conta uma parábola que lhes mostra, da melhor maneira possível, a grandeza do Seu amor pelos pecadores, dizendo-lhes: “Um bom pastor que tinha cem ovelhas, tendo perdido uma, deixou todas as outras para correr atrás da que se tinha perdido e, tendo-a encontrado, pô-la aos ombros, para a poupar à dureza do caminho. Depois, tendo-a levado para o redil, convidou os Seus amigos a regozijarem-se com ele por ter encontrado a ovelha que julgava ter perdido”. Acrescenta ainda a parábola duma mulher que tinha dez dracmas e, tendo perdido uma, acendeu a sua lamparina para procurar em todos os recantos da casa e, tendo-a encontrado, convidou todas as amigas para se regozijarem com ela.  “É assim, disse-lhes Ele, que todo o céu se alegra pelo regresso dum pecador que se converte e faz penitência. Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento, mas os pecadores; não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes” (Lc 5,31-32).

Vemos que Jesus Cristo aplica a Si próprio essas vivas imagens da grandeza da Sua misericórdia para com os pecadores. Que felicidade para nós saber que a misericórdia de Deus é infinita. Que enorme desejo devemos sentir nascer em nós, de nos lançarmos aos pés de um Deus que nos receberá com tanta alegria!


A indignação dos fariseus e suas críticas à condescendência do divino Mestre nos mostram, diz S. Gregório, que é repassada de caridade a verdadeira justiça e a falsa, toda cheia de dureza e aspereza: pretende o hipócrita acabar com os pecadores, é todo raios e relâmpagos. Também os justos às vezes, se indignam contra os pecadores, continua o mesmo Padre; é muito distante, porém, o (sentimento) que nasce do orgulho, do puro zelo da glória de Deus e do bem das almas. Com veemência admoestam os Santos aos ímpios, mas, com o coração cheio de mansidão e caridade; detestam o pecado, mas, têm pena do pecador, ao passo que o Fariseu soberbo, com sua imaginária santidade, de ninguém se compadece.


0 comentários: