TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
24 de jan. de 2015

3º DOMINGO APÓS EPIFANIA - 25/01/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



3º DOMINGO APÓS EPIFANIA

2ª Classe - Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
O centurião romano implora a Jesus a cura de seu servo.
Pintura a óleo por Alvise dal Friso, século 16.

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 12, 16-21. 

Irmãos: Não queirais ser sábios aos vossos olhos. Não torneis mal por mal a ninguém, procurando fazer o bem, não só diante de Deus, mas também diante dos homens. Se é possível, tanto quanto depende de vós, tende paz com todos os homens. Não tireis vingança pessoal, ó caríssimos, mas deixai isso à ira de Deus, porque está escrito; a mim pertence a vingança; eu farei justiça, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 1-13. 

Naquele tempo: Tendo Jesus descido do monte, uma grande multidão o seguiu. E eis que, aproximando-se um leproso, O reverenciava, dizendo: “Senhor, se Tu queres, podes limpar-me.” E Jesus, estendendo a mãe, tocou-o, dizendo: “Quero, sê limpo.” E logo ficou limpo da sua lepra. E Jesus, disse-lhe: “Vê não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunha.” Tendo depois entrado em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, fazendo-Lhe uma súplica, e dizendo: “Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico, e sofre cruelmente.” Jesus, disse-lhe: “Eu irei, e curá-lo-ei.” Mas o centurião, respondendo, disse: “Senhor, eu não sou digno que entreis na minha casa; dizei, porém, uma só palavra, e o meu servo ficará curado. Pois também eu sou um homem sujeito a outro, tendo soldados às minhas ordens; e digo a um: vai, e ele vai; e a outro, vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.” E Jesus, ouvindo isto, admirou-Se, e disse para os que O seguiam: “Em verdade vos digo: Não encontrei uma fé tão grande em Israel. Digo-vos, pois, que virão muitos, do Oriente e do Ocidente, e sentar-se-ão com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos Céus, enquanto que os filhos do reino serão lançados nas trevas da noite, onde haverá choro e ranger de dentes.” Então disse Jesus ao centurião: “Vai, e seja-te feito conforme creste.” E naquela mesma hora ficou curado o servo.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).


Comentário ao Evangelho do dia por:
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte da África), doutor da Igreja
Sermões 62 (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)

“Senhor, eu não sou digno...

Na leitura do Evangelho, ouvimos Jesus louvar a nossa fé, associada à humildade. Quando prometeu ir a casa do centurião curar-lhe o servo, este respondeu: Não sou digno de que entres debaixo do meu teto, mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. Ao considerar-se indigno, revela-se digno – digno não só de que Cristo entre em sua casa, mas também no seu coração. [...]

Pois não teria sido para ele grande alegria se o Senhor Jesus tivesse entrado em sua casa sem estar no seu coração. Com efeito Cristo, Mestre em humildade pelo Seu exemplo e pelas Suas palavras, sentou-Se à mesa em casa de um fariseu orgulhoso chamado Simão (Lc 7, 36ss.). Embora Se sentasse à sua mesa, não entrou no seu coração: aí, o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça (Lc 9, 58). Pelo contrário, aqui não entra em casa do centurião, mas entra no seu coração. [...]

Por conseguinte, é a fé unida à humildade que o Senhor elogia neste centurião. Quando este diz: Não sou digno de que entres debaixo do meu teto, o Senhor responde: Em verdade vos digo, nem em Israel encontrei tão grande fé. [...] O Senhor veio ao povo de Israel segundo a carne, para procurar primeiramente neste povo a Sua ovelha perdida (cf Lc 15, 4). [...] Nós, como homens, não podemos medir a fé dos homens. Foi Aquele que vê o fundo dos corações, Aquele a Quem ninguém engana, que testemunhou como era o coração deste homem; ao ouvir as suas palavras repletas de humildade, responde-lhe com uma palavra que cura.

0 comentários: