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Paróquia São Sebastião
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16h - Santa Missa
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Nossa Sr.ª das Graças
Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,
et benedictus fructus
ventris tui Iesus.
Sancta Maria, Mater Dei
ora pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.
Amen.
Nosso Padroeiro
Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.
Papa Francisco
℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.
Dom Dimas Barbosa
℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.
Pe. Marcelo Tenório
"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.
Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!"
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
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17 de set. de 2013
O Brilho das Férias de Têmporas: "Apostólicas e Universais"
10:43 | Postado por
Marcel |
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Artigo completo traduzido, aqui.
A história das Têmporas leva-nos às origens mesmas
do Cristianismo. O Antigo Testamento prescreve um jejum quádruplo como parte de
sua consagração do ano em curso a Deus (Zac 8, 19). Além destas observâncias
sazonais, judeus piedosos na Palestina do tempo de Jesus jejuavam toda segunda
e quinta – daí a vanglória do fariseu sobre o jejuar duas vezes por semana na
parábola envolvendo um deles e o publicano (Lc 18, 12).
Os primeiros cristãos corrigiram ambos os costumes. A Didaché, obra tão antiga que pode inclusive ser datada antes de alguns livros do Novo Testamento, conta-nos que os cristãos palestinos no primeiro século jejuavam todas as quartas e sextas: quartas, porque é o dia em que Jesus foi traído; e, sextas, porque é o dia em que Ele foi crucificado [Nota do blog Rorate Cæli: a única razão apresentada pela Didaché é mais polêmica: os cristãos jejuavam em dias diferentes (dos prescritos na Lei mosaica) para se diferenciarem dos "hipócritas", ou seja, dos fariseus]. Os jejuns de quartas e sextas de tal forma faziam parte da vida cristã que uma palavra em gaélico, Didaoirn, significa literalmente “o dia entre os jejuns”.
Os primeiros cristãos corrigiram ambos os costumes. A Didaché, obra tão antiga que pode inclusive ser datada antes de alguns livros do Novo Testamento, conta-nos que os cristãos palestinos no primeiro século jejuavam todas as quartas e sextas: quartas, porque é o dia em que Jesus foi traído; e, sextas, porque é o dia em que Ele foi crucificado [Nota do blog Rorate Cæli: a única razão apresentada pela Didaché é mais polêmica: os cristãos jejuavam em dias diferentes (dos prescritos na Lei mosaica) para se diferenciarem dos "hipócritas", ou seja, dos fariseus]. Os jejuns de quartas e sextas de tal forma faziam parte da vida cristã que uma palavra em gaélico, Didaoirn, significa literalmente “o dia entre os jejuns”.
No século terceiro, os cristãos em Roma começaram a
destinar alguns destes dias à oração sazonal, em parte como imitação do
costume judeu e em parte como resposta às festas pagãs que ocorriam por volta
da mesma época [cf. WEISER, F. X. Manual de Festas e Costumes Cristãos, pág.
31-32]. Assim nasceram as Têmporas. E depois que o jejum semanal tornou-se
menos frequente, foram as Têmporas que permaneceram como testemunho evidente
de um costume que remonta aos próprios Apóstolos. Ademais, pela modificação
dos dois jejuns judeus, as Têmporas encarnam a declaração de Cristo de que Ele
não veio para abolir a Lei, mas para cumpri-la (Mt 5, 17).
(continua...)
(continua...)
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